Confiança do consumidor em janeiro atinge menor nível histórico
por Ligiane Brondani | A deterioração na confiança do consumidor foi resultado de uma piora tanto da situação atual quanto das expectativas.
A confiança do consumidor caiu 6,7% em janeiro ante dezembro, para 89,8 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) estava em 96,2 pontos no mês passado. Com a queda, o indicador atingiu o menor nível da série histórica, iniciada em setembro de 2005. "A queda do ICC em janeiro dá sequência à tendência observada ao longo do ano passado e parece refletir aumento da preocupação com o mercado de trabalho e com a inflação", avaliou a FGV, em nota.
Em relação a janeiro de 2014, o tombo no ICC chegou a 17,1%. A deterioração na confiança do consumidor foi resultado de uma piora tanto da situação atual quanto das expectativas. Na passagem de dezembro de 2014 para janeiro de 2015, o Índice de Situação Atual (ISA) caiu 8,6%, de 96,8 para 88,5 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE) recuou 6,2%, de 96,8 para 90,8 pontos. A FGV ressalta que ambos os subíndices também estão nos menores níveis históricos. O levantamento abrange 1.820 domicílios, com entrevistas conduzidas entre os dias 2 e 21 de janeiro.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.