Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.

Navegação principal do site

Confiança do comércio sobe pelo 5º mês

por |
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) subiu pelo quinto mês seguido em dezembro e registrou alta de 0,3% ante n.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) subiu pelo quinto mês seguido em dezembro e registrou alta de 0,3% ante novembro, informa a Confederação Nacional do Comércio (CNC). O resultado apresenta relativa estabilidade no dado ao longo deste segundo semestre em comparação ao nível dos seis primeiros meses de 2012, mas, na média deste ano, a confiança do setor está 4,3% inferior à do mesmo período do ano passado.

Entre os três componentes do ICEC, o relativo à situação corrente foi o mais favorável na passagem de novembro para dezembro, com alta de 2,7%. Para 54,3% dos empresários do comércio o comportamento do setor melhorou em relação ao mesmo período do ano passado. No levantamento anterior eram 52,3%. A pior avaliação, segundo a CNC, foi a relativa à situação econômica corrente do País, que recuou 11,6% na comparação anual. Em contrapartida, as expectativas para 2013 são bastante otimistas. O indicador que mede as perspectivas para a economia avançou 2,9%, também em base anual. O resultado reflete a expectativa de um Produto Interno Bruto (PIB) melhor no próximo ano, em relação a 2012.

Para 91,2% dos entrevistados o ambiente de negócios deve melhorar nos próximos meses, enquanto 48,3% acreditam que vai melhorar muito. Também estão em alta as expectativas de contratação no comércio, segundo a sondagem da CNC. A expectativa de ampliar os postos de trabalho cresceu 5,7% em comparação a dezembro de 2012, embora tenha caído 1,2% em relação a novembro. A perspectiva de investir em máquinas e equipamentos (bens de capital) avançou 1,3% na comparação mensal e caiu 1,2% na anual. Já a avaliação sobre o nível dos estoques cresceu 2,2% na passagem de novembro para dezembro e +3% ante dezembro.

O ano de 2012 encerra-se com um nível elevado de expectativas dos empresários do comércio. As vendas neste ano cresceram mais do que o observado no ano passado (6,7%) e a perspectiva de um ano de 2013 mais favorável em termos de crescimento econômico e de continuidade de expansão do consumo refletem-se em uma maior propensão à realização de investimentos e contratação de mão de obra", informou a CNC em nota oficial.

Fonte: Agência Estado

Notícias

Funcionamento do comércio no final de ano

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.

Sindec firma convênio com Universidade La Salle

Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.

Uma antiga luta sindical que retorna ao debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias