Comércio e indústria efetivam 22 mil temporários do Natal

O comércio e a indústria abriram 147 mil vagas temporárias em todo o País, para atender o aumento da demanda no final do ano. Desse total, 15% das ocupações foram transformadas em emprego efetivo, marca que não atingiu a previsão de 20% na efetivação.

Nos últimos meses de 2011, o número de vagas temporárias abertas foi 5% maior em relação ao mesmo período de 2010, quando foram contratados 140 mil trabalhadores para as festas de final de ano. O comércio empregou 103 mil pessoas e a indústria, 44 mil.

A remuneração para quem conquistou uma vaga ficou entre R$ 690,00 e R$ 996,00 nas atividades do comércio e entre R$ 920,00 e R$ 1,3 mil para quem foi contratado na indústria. Os homens foram maioria, ficando com 55% das oportunidades no comércio e 65% na indústria.

Incertezas - Para a associação das empresas do setor de terceirização (Asserttem), o cenário de incertezas na economia impactou o número de efetivações de temporários após o Natal. A presidente da entidade, Jismália de Oliveira Alves, diz que o setor é muito sensível a turbulências, mas comenta que a efetivação de 22 mil trabalhadores é bastante significativa para o mercado de trabalho formal.

Mais informações:

www.asserttem.com.br