Área econômica de interesse da categoria.

Navegação principal do site

Comércio Brasil-China cresceu 10 vezes desde 2004

por |
O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, disse que a corrente de comércio entre Brasil.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, afirmou há pouco que a corrente de comércio entre Brasil e China cresceu 10 vezes na última década, atingindo US$ 83 bilhões. "O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking dos países ocidentais que negociam com chineses", destacou Andrade, que fez nesta manhã a abertura Seminário Brasil-China, na sede da entidade, em Brasília. O encontro, realizado no âmbito da visita de Estado do presidente da China Xi Jinping ao Brasil, marca os 40 anos de parceria entre os dois países.

Andrade disse ainda que a China é o sexto maior destino de investimentos das multinacionais brasileiras, que naquele país estão focadas em setores intensivos em tecnologia.

Sobre os aportes estrangeiros no Brasil, Andrade ressaltou que os chineses têm interesse nos mercados financeiro e consumidor do País, além de obras de infraestrutura. "Desde 2010, 70 bilhões de dólares de investimentos chineses foram anunciados para o Brasil e 10 bilhões de dólares já foram efetivamente aplicados", disse.

Já o embaixador Sergio Amaral, presidente do Conselho Empresarial Brasil-China, argumentou que a China tem diversificado seus investimentos no País. No início mais focados em commodities, os chineses agora buscam o mercado consumidor nacional, citando a presença de três montadoras de automóveis daquele país no Brasil. "E estão se ampliando para novas áreas, como serviços, principalmente financeiros", disse.

Fonte: Jornal do Comércio

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias