
Força Sindical-RS denuncia manobras para dividir comerciários
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, afirmou há pouco que a corrente de comércio entre Brasil e China cresceu 10 vezes na última década, atingindo US$ 83 bilhões. "O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking dos países ocidentais que negociam com chineses", destacou Andrade, que fez nesta manhã a abertura Seminário Brasil-China, na sede da entidade, em Brasília. O encontro, realizado no âmbito da visita de Estado do presidente da China Xi Jinping ao Brasil, marca os 40 anos de parceria entre os dois países.
Andrade disse ainda que a China é o sexto maior destino de investimentos das multinacionais brasileiras, que naquele país estão focadas em setores intensivos em tecnologia.
Sobre os aportes estrangeiros no Brasil, Andrade ressaltou que os chineses têm interesse nos mercados financeiro e consumidor do País, além de obras de infraestrutura. "Desde 2010, 70 bilhões de dólares de investimentos chineses foram anunciados para o Brasil e 10 bilhões de dólares já foram efetivamente aplicados", disse.
Já o embaixador Sergio Amaral, presidente do Conselho Empresarial Brasil-China, argumentou que a China tem diversificado seus investimentos no País. No início mais focados em commodities, os chineses agora buscam o mercado consumidor nacional, citando a presença de três montadoras de automóveis daquele país no Brasil. "E estão se ampliando para novas áreas, como serviços, principalmente financeiros", disse.
Fonte: Jornal do Comércio
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.