Comerciários e comerciárias de Porto Alegre confirmam eleição da Chapa 1; Neco é reeleito com 98,8 por cento

O percentual de 98,8% dos votos válidos consagrou a chapa 1.

O presidente do Sindec-POA, Nilton Souza (Neco), foi reeleito na chapa 1 como presidente do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec-POA) na noite desta quinta-feira. A chapa única concorreu em eleição que teve votações nos dias 22, 23 e 24 de maio, assumindo a direção do sindicato para o período 2012-2016.

O percentual de 98,8% dos votos válidos consagrou a chapa 1.O resultado da apuração foi divulgado pelo presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), Luiz Motta.“A campanha de chapa única é até mais difícil, porque precisa ser aprovada pelos sócios. Os comerciários de Porto Alegre estão de parabéns porreeleger uma diretoria comprometida com a categoria”, saudou Motta.

"A eleição comprovou que o nosso trabalho está no caminho certo na luta pela categoria. Foi um processo amplamente divulgado para que todos participassem e estamos contentes. Estamos com ações no presente e no futuro para os comerciários. Este ano, em julho, nossa entidade completa 80 anos. Obrigado a todos os sindicalistas e colaboradores que ajudaram no processo tornando-o transparente e democrático", afirmou Neco, após a confirmação de sua eleição.

Houve renovação nos quadros da diretoria, com a inclusão de representantes de novas bases como concessionárias e lojas na Diretoria Administrativa e na Diretoria de Base.

"Tivemos grande participação dos sócios que buscaram as urnas e votaram, mostrando interesse nos rumos do sindicato. A categoria compreendeu que esta chapa única merece continuar com o trabalho que vem sendo desenvolvido a nível local, nacional e internacional, com as medidas pelo Trabalho Decente. Temos mais responsabilidade perante os anseios da categoria, como a regulamentação profissional, que é uma das nossas principais lutas", disse o secretário-geral da entidade, Clàudio Janta.

Conforme o sindicalista, o trabalho da diretoria continuará retribuindo o apoio de seus sócios e sócias.

“A indicação de chapa única e sua aceitação pela categoria é um reconhecimento ao trabalho feito pela diretoria no avanço de conquistas nacionais. Temos que lutar agora pela regulamentação mais incisivamente, mas temos que comemorar o avanço das medidas pela regulamentação do Trabalho Terceirizado e contra o Trabalho Escravo”, completou o atual tesoureiro do Sindec-POA, Luis Carlos Barbosa, que participa da vida do sindicato desde 1984.

Todos os comerciários sócios da entidade poderiam votar. Na sede do sindicato, havia duas urnas e, para facilitar o exercício democrático de mais comerciários, urnas itinerantes passaram pelas lojas do Centro de Porto Alegre, grandes supermercados e shoppings centers.

A comissão eleitoral foi integrada pelos sindicalistas Dionísio Mazui, vice-presidente da Fetracos; Walter Fabro, vice-presidente da Força Sindical-RS; e o presidente do Sindicato dos Zeladores, Édson Feijó. Integrantes a nível nacional da Força Sindical presenciaram a apuração, incluindo dirigentes sindicalistas de Catalão, Goiás.

O Sindec/Porto Alegre é uma das primeiras entidades sindicais no mundo a incluir no dissídio coletivo da categoria e fiscalizar o cumprimento do Trabalho Decente, diretriz da Organização Internacional do Trabalho Decente (OIT). Neco é conselheiro administrativo da organização.

Veja a diretoria eleita:

Diretoria Administrativa Efetiva

Presidente: Nilton Souza da Silva (Neco)

Secretário-Geral: Clàudio Renato Guimarães da Silva (Janta)

Tesoureiro-Geral: Luis Carlos Silva Barbosa

Diretor de Assuntos de Formação Sindical: Marcelo Avencurt Furtado

Diretora de Assuntos das Minorias e do Meio Ambiente: Sandra Lúcia dos Santos Medeiros

Diretor de Assuntos Relacionados ao Esporte e Lazer: Cláudio Luis Correa da Silva

Diretora de Assuntos Relacionados à Cultura e Formação Profissional: Hilza Moraes

Diretor de Assuntos Relacionados ao Poder Judiciário: Valdir Santos de Lima

Diretor de Assuntos Relacionados à Medicina e Segurança do Trabalho: Tânia Ledi da Luz Ruchinsque

Diretoria Administrativa Adjunta