
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
O presidente do Sindec-POA, Nilton Souza (Neco), foi reeleito na chapa 1 como presidente do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec-POA) na noite desta quinta-feira. A chapa única concorreu em eleição que teve votações nos dias 22, 23 e 24 de maio, assumindo a direção do sindicato para o período 2012-2016.
O percentual de 98,8% dos votos válidos consagrou a chapa 1.O resultado da apuração foi divulgado pelo presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), Luiz Motta."A campanha de chapa única é até mais difícil, porque precisa ser aprovada pelos sócios. Os comerciários de Porto Alegre estão de parabéns porreeleger uma diretoria comprometida com a categoria", saudou Motta.
A eleição comprovou que o nosso trabalho está no caminho certo na luta pela categoria. Foi um processo amplamente divulgado para que todos participassem e estamos contentes. Estamos com ações no presente e no futuro para os comerciários. Este ano, em julho, nossa entidade completa 80 anos. Obrigado a todos os sindicalistas e colaboradores que ajudaram no processo tornando-o transparente e democrático", afirmou Neco, após a confirmação de sua eleição.
Houve renovação nos quadros da diretoria, com a inclusão de representantes de novas bases como concessionárias e lojas na Diretoria Administrativa e na Diretoria de Base.
Tivemos grande participação dos sócios que buscaram as urnas e votaram, mostrando interesse nos rumos do sindicato. A categoria compreendeu que esta chapa única merece continuar com o trabalho que vem sendo desenvolvido a nível local, nacional e internacional, com as medidas pelo Trabalho Decente. Temos mais responsabilidade perante os anseios da categoria, como a regulamentação profissional, que é uma das nossas principais lutas", disse o secretário-geral da entidade, Clàudio Janta.
Conforme o sindicalista, o trabalho da diretoria continuará retribuindo o apoio de seus sócios e sócias.
A indicação de chapa única e sua aceitação pela categoria é um reconhecimento ao trabalho feito pela diretoria no avanço de conquistas nacionais. Temos que lutar agora pela regulamentação mais incisivamente, mas temos que comemorar o avanço das medidas pela regulamentação do Trabalho Terceirizado e contra o Trabalho Escravo", completou o atual tesoureiro do Sindec-POA, Luis Carlos Barbosa, que participa da vida do sindicato desde 1984.
Todos os comerciários sócios da entidade poderiam votar. Na sede do sindicato, havia duas urnas e, para facilitar o exercício democrático de mais comerciários, urnas itinerantes passaram pelas lojas do Centro de Porto Alegre, grandes supermercados e shoppings centers.
A comissão eleitoral foi integrada pelos sindicalistas Dionísio Mazui, vice-presidente da Fetracos; Walter Fabro, vice-presidente da Força Sindical-RS; e o presidente do Sindicato dos Zeladores, Édson Feijó. Integrantes a nível nacional da Força Sindical presenciaram a apuração, incluindo dirigentes sindicalistas de Catalão, Goiás.
O Sindec/Porto Alegre é uma das primeiras entidades sindicais no mundo a incluir no dissídio coletivo da categoria e fiscalizar o cumprimento do Trabalho Decente, diretriz da Organização Internacional do Trabalho Decente (OIT). Neco é conselheiro administrativo da organização.
Veja a diretoria eleita:
Diretoria Administrativa Efetiva
Presidente: Nilton Souza da Silva (Neco)
Secretário-Geral: Clàudio Renato Guimarães da Silva (Janta)
Tesoureiro-Geral: Luis Carlos Silva Barbosa
Diretor de Assuntos de Formação Sindical: Marcelo Avencurt Furtado
Diretora de Assuntos das Minorias e do Meio Ambiente: Sandra Lúcia dos Santos Medeiros
Diretor de Assuntos Relacionados ao Esporte e Lazer: Cláudio Luis Correa da Silva
Diretora de Assuntos Relacionados à Cultura e Formação Profissional: Hilza Moraes
Diretor de Assuntos Relacionados ao Poder Judiciário: Valdir Santos de Lima
Diretor de Assuntos Relacionados à Medicina e Segurança do Trabalho: Tânia Ledi da Luz Ruchinsque
Diretoria Administrativa Adjunta
Ezequias Machado da Silva
Jefferson Tiego da Silva
Ediuílson Gottardi
Gilmar Niedzwiedzki Maino
José Américo Cordeiro
Valdoir Pereira Faria
Maria Solange Borges
Gilson Ramires Cassal
Michele Aparecida Fernandes
Conselho Fiscal Efetivo
Cristina Espíndola slongo Zandoná
João Vilmar de Andrade Pereira
Liliane Maciel Silveira
Conselho fiscal suplente
Carmen Berenice Altenhofen
Cledi Ivone Costa Biancheto
Marli Teresinha da Silva Guimarães
Diretoria Sindical de Base
Anselmo Cortes dos Santos
Carlos Eduardo Teixeira dos Santos
Cláudio Silveira de Lara
Eliene Forte de Souza
Elton Alexandre da Silva Santos
Fernando Marques Gonçalves
Gerzel Fernandes Souza
Joel Ferreira dos Santos
João Luiz Borin
João Humberto Polippo
Jorge Ubirajara Lemos da Silva
Karine Santos de Oliveira
Kátia Casartelli da Luz
Leandro Alécio Kuhn dos Santos
Luis Fernando Bauer da Silva
Márcio Nunes de Nunes
Marcos Antônio Menezes Munhoz
Paulo Ricardo Alves
Rafael da Silva Santiago
Raquel Gheller
Sérgio Roberto Santos Meirelles
Silvia Tatiana Gonçalves Vieira
Solange Terezinha Anger Froner
Valdocir Mota Lopes
Texto: Josemari Quevedo
Imagens: Daiana Rodrigues
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.