Mobilizações realizadas no sindicato dos comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Com pressão das centrais, governador assina proposta de reajuste do Piso Regional
por Gabriella Oliveira |
Sindec-POA participou da mobilização pela valorização do piso regional.
A manhã desta terça-feira (19/11) foi de muita movimentação em frente ao Palácio do Piratini, onde as centrais sindicais do Rio Grande do Sul realizavam uma manifestação pelo Salário Mínimo Regional.
A Força Sindical-RS, através de seus dirigentes e sindicatos filiados, esteve presente com expressivo número de manifestantes na busca de desenvolvimento e favorecimento na distribuição das riquezas.
Por volta das 10h30 os sindicalistas foram recebidos pelo governador Tarso Genro e líderes políticos e assinou a proposta de aumento para 2014. O reajuste apresentado pelo Piratini foi de 12,7%, fazendo com que o valor passe de R$ 770 a R$ 868.
O acréscimo pedido pelos trabalhadores que se reuniram com o governador durante o mês era de 16,81% e a inclusão de novas categorias.
O diretor da Força Sindical no RS, Marcelo Furtado, comemorou a continuidade da política de valorização do salário mínimo regional, que impulsionará diretamente o desenvolvimento econômico do Estado, qualidade de vida e democratização da renda.
O percentual avançou, mas vamos continuar na luta para convencer os deputados estaduais a aprovarem este projeto, pois queremos também valorização ao trabalhador que produz e fomenta a economia do nosso Estado", afirmou.
Conforme a proposta, as faixas salariais agora sobem: F. I: R$ 868,00; F. II: R$ 887,98; F. III: R$ 908,12; e F. IV: R$ 943,98. O Piratini também criou uma quinta faixa, para técnico de nível médio, tanto em cursos integrados, quanto subsequentes ou concomitantes no valor de R$ 1.100,00.
Agora, a proposta do Governo do Estado será encaminhada à Assembleia Legislativa para sanção. Se aprovada, será o segundo maior salário mínimo do País, ficando atrás do Paraná (R$ 882,59).
Os sindicalistas entregaram o projeto ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pedro Westphalen. A proposta foi protocolada na Assembleia Legislativa pelos secretários da Casa Civil, Carlos Pestana, e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes-RS), Marcelo Danéris.
O presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou, representando a Força Sindical, da reunião de encerramento do Grupo de Trabalho Tripartite do Comércio Varejista, promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que debateu o aperfeiçoamento da Portaria MTE nº 3.665/2023, responsável por regulamentar o trabalho no comércio aos feriados.
A mobilização do Sindec-POA pela redução da jornada de trabalho e pelo fim da escala 6x1 segue ganhando força nas ruas, nas redes e agora também no som da luta da classe trabalhadora.
A Comissão Especial da Câmara dos Deputados destinada a debater a redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6x1 está realizando, antes da votação da PEC, uma série de Seminários Públicos regionais em diferentes estados do país.
O Sindec-POA realizou uma ampla ação de fiscalização no comércio de Porto Alegre durante o feriado de Tiradentes, com o objetivo de garantir o cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho e proteger os direitos dos comerciários e comerciárias.
A delegação da Força Sindical-RS e Fetracos-RS esteve presente em Brasília participando do CONCLAT 2026 (Conferência Nacional da Classe Trabalhadora) e da grande Marcha das Centrais Sindicais, em mais um momento histórico de mobilização da classe trabalhadora, ocorrida nesta quarta-feira (15).
O governo federal lançou o programa de consignado para trabalhadores com carteira assinada (CLT) com a proposta de ampliar o acesso ao crédito e ajudar na organização financeira das famílias.
No mês de março, quando o mundo fala sobre o Dia Internacional da Mulher, nós, do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre - Sindec POA, não queremos prestar homenagens. Queremos assumir responsabilidade.