Com pressão das centrais, governador assina proposta de reajuste do Piso Regional

Sindec-POA participou da mobilização pela valorização do piso regional.

A manhã desta terça-feira (19/11) foi de muita movimentação em frente ao Palácio do Piratini, onde as centrais sindicais do Rio Grande do Sul realizavam uma manifestação pelo Salário Mínimo Regional.

A Força Sindical-RS, através de seus dirigentes e sindicatos filiados, esteve presente com expressivo número de manifestantes na busca de desenvolvimento e favorecimento na distribuição das riquezas.

Por volta das 10h30 os sindicalistas foram recebidos pelo governador Tarso Genro e líderes políticos e assinou a proposta de aumento para 2014. O reajuste apresentado pelo Piratini foi de 12,7%, fazendo com que o valor passe de R$ 770 a R$ 868.

O acréscimo pedido pelos trabalhadores que se reuniram com o governador durante o mês era de 16,81% e a inclusão de novas categorias.

O diretor da Força Sindical no RS, Marcelo Furtado, comemorou a continuidade da política de valorização do salário mínimo regional, que impulsionará diretamente o desenvolvimento econômico do Estado, qualidade de vida  e democratização da renda.

“O percentual avançou, mas vamos continuar na luta para convencer os deputados estaduais a aprovarem este projeto, pois queremos também valorização ao trabalhador que produz e fomenta a economia do nosso Estado”, afirmou.

Conforme a proposta, as faixas salariais agora sobem: F. I: R$868,00; F. II: R$ 887,98; F. III: R$ 908,12; e F. IV: R$ 943,98. O Piratini também criou uma quinta faixa, para técnico de nível médio, tanto em cursos integrados, quanto subsequentes ou concomitantes no valor de R$ 1.100,00.

Agora, a proposta do Governo do Estado será encaminhada à Assembleia Legislativa para sanção. Se aprovada, será o segundo maior salário mínimo do País, ficando atrás do Paraná (R$ 882,59).

Os sindicalistas entregaram o projeto ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pedro Westphalen. A proposta foi protocolada na Assembleia Legislativa pelos secretários da Casa Civil, Carlos Pestana, e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes-RS), Marcelo Danéris.