CEPAL e OIT preveem queda do desemprego na América Latina e Caribe; Inserção de jovens no mercado de trabalho preocupa no Brasil

Durante o primeiro semestre de 2012, o mercado de trabalho da América Latina e do Caribe resistiu, de certa forma, ao enfraquecimento da economia regional, o que permite esperar uma evolução positiva dos indicadores de emprego e desemprego para este ano, afirmaram hoje (5) a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Os dois organismos das Nações Unidas apresentaram uma nova edição de sua publicação conjunta, Conjuntura do mercado de trabalho da América Latina e do Caribe, na qual indicam que a taxa do desemprego urbano regional manterá sua tendência de queda e terminará 2012 com uma variação de 6,4%, menor que os 6,7% apresentados no ano passado.

A tendência positiva se manterá, apesar da desaceleração na taxa de crescimento, que passou de 4,3% em 2011 para aproximadamente 3,2% este ano. A publicação destaca que o mercado de trabalho tem sido chave para evitar uma desaceleração ainda maior da economia, pois houve um acentuado aumento do poder de compra de moradia, através da geração de emprego e aumento do salário real.

Ainda que as perspectivas regionais sejam positivas, a CEPAL e a OIT advertem que os países da região terão um desempenho heterogêneo. Em um grupo de nações registra-se uma desaceleração, tanto na geração do emprego em geral como no emprego formal, enquanto em outro apresenta um maior dinamismo graças a um crescimento econômico baseado em um aumento relativamente elevado do investimento (Chile, Equador e Panamá) ou das exportações (Costa Rica, México e Nicarágua).Segundo o estudo, os jovens sofreram o impacto da crise financeira internacional de forma similar a dos adultos, mas com o agravante de haver partido de uma situação inicial desfavorável, de maior desemprego e maior precariedade de trabalho: antes da crise de 2008-2009 a taxa de desemprego dos jovens de 15 a 24 anos era entre 2,3 e 5,5 vezes maior que a taxa dos adultos de 25 anos e mais.

Entretanto, a brecha entre o desemprego juvenil e o adulto, durante a crise, aumentou somente em cinco países, e diminuiu em oito, incluindo as nações maiores, como o Brasil, (de 3,4 vezes em 2007 para 3,2 vezes em 2009) e o México (de 2,7 vezes para 2,5 vezes). No conjunto de 13 países da região, a brecha passou de 2,9 vezes em 2007 para 2,8 vezes em 2009.

Como consequência, em termos relativos, a crise não impactou mais os jovens do que os adultos. Um fato positivo que é documentado nessa publicação é que, durante a crise, não se interrompeu a tendência de uma maior permanência dos jovens no sistema educativo.

No entanto, na saída da crise, entre 2009 e 2011, a brecha entre o desemprego juvenil e o adulto em geral voltou a aumentar em nove países e diminuiu em quatro, o que implica que os jovens se beneficiaram, inicialmente, menos da reativação que os adultos.

A publicação destaca que se mantêm problemas estruturais que afetam negativamente a inserção dos jovens no mercado de trabalho e, com isso, suas perspectivas de vida de mais longo prazo e o potencial de desenvolvimento das sociedades.

Persiste, também, uma elevada proporção de jovens que não estudam nem se inserem no mercado trabalho (20,3%) - entre os quais destacam-se as mulheres jovens, dedicadas ao trabalho do lar - as quais enfrentarão perspectivas difíceis em relação a uma possível futura inserção no mercado

Inserção de jovens no mercado de trabalho preocupa no Brasil

O diretor do Sindec/Porto Alegre e secretário de Juventude da Força Sindical, Jefferson Tiego, avalia que falta ainda ao governo do Brasil, em específico, criar programas que incluam os jovens no mercado de trabalho efetivamente. Para o sindicalista, políticas para este segmento seguem no vácuo no Brasil, embora o país apresente índices de crescimento favoráveis.

“Está na hora do jovem no Brasil ser reconhecido. O mercado, para continuar se sustentando positivamente, deve inserir e valorizar o trabalho dos jovens”, afirmou Tiego.

“Não podemos permitir que uma geração de jovens fique desamparada no mercado de trabalho. O governo tem que qualificar e inserir para que haja oxigenação da  economia nestes países. Sabemos que um jovem fora do mercado de trabalho é um jovem com baixa estima e poucas perspectivas de um futuro melhor”, indicou o sindicalista.

Fonte: ONU com informações do Sindec/Porto Alegre