
Sindec lança novo aplicativo para facilitar a vida dos comerciários
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
O juiz se mostrou esperançoso quanto às mudanças previstas na MP não continuarem em vigor. Apesar da situação estar complicada o empresariado do estado pode apoiar que as medidas anteriores sejam mantidas e, ainda afirma, que a fé deve ser mantida no congresso.
Os dirigentes defendem que a medida é inconstitucional, pois fere questões previstas na Constituição. Como é o caso do desconto em folha e a decisão coletiva por meio de Assembleia. Muitas liminares já estão na justiça solicitando a revisão da MP.
Algumas questões previstas são inviáveis, como a autorização individual. Seriam necessárias mais de 30 mil assinaturas, e a partir da publicação da MP, 1º de março, diversas categorias não tem arrecadação", segundo o secretário-geral do Sindec-POA, Claudio Janta, está é uma luta injusta!
Isso é muito mais grave que a ditadura, pois lá perseguiram alguns dirigentes, agora eles atacam toda a estrutura dos sindicatos", destaca Antônio Johann, presidente do Senalba/RS.
Tem sido muito dolorido pra nós, depois de 87 anos, fechar aquelas portas. Nós precisamos construir juntos, esse é o primeiro passo para um golpe maior, quem defende as instituições são as entidades sindicais, nos enfraquecendo essa defesa se torna impraticável", relatou o diretor Claudio Correa, se referindo ao fechamento do Sindec-POA nesta segunda-feira (18).
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.