Mundo sindical.

Navegação principal do site

Centrais sindicais pressionam pela votação do piso regional

por |
Terça-feira é de mobilizações e intensas negociações entre os trabalhadores e o governo.

A mobilização das centrais sindicais começou cedo nesta terça-feira, 13, em Porto Alegre. Reunidos na Esquina Democrática, no centro da cidade, os trabalhadores realizaram panfletagem, informando a população sobre a reivindicação pelo reajuste do piso salarial regional. A intenção dos trabalhadores é que a proposta, que foi apresentada ao governador Tarso Genro no dia 28 de novembro, seja votada pela Assembleia Legislativa do Estado até o fim do ano.

Ainda nesta manhã, representantes das centrais estiveram reunidos com o presidente do Legislativo do Estado, deputado Adão Villaverde, para pressionar pela votação da proposta. "Nossa expectativa é que votem este ano e que, a partir de janeiro, os trabalhadores já passem a ter o direito do reajuste do piso regional", explicou o diretor do Sindec e da Força Sindical-RS, Claudio Correa.

Demonstrando sensibilidade à proposta, Villaverde orientou os trabalhadores ao diálogo diretamente com as bancadas, para garantir que a votação possa ocorrer ainda neste ano. O vice-presidente da Força Sindical-RS, Walter Fabro, deve participar das negociações: "A matéria é urgente, é necessária e a expectativa é que a gente consiga a partir da tarde, sensibilizar os deputados para que façam a votação do projeto ainda antes do fim do ano".

À tarde as centrais debatem o reajuste do índice de 18,7% na secretaria estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Texto: Andréia Sarmanho

Foto: Cíntia Rodrigues

Notícias

A Luta Pela Redução da Jornada de Trabalho Precisa Ser Realista e Viável

Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.

Funcionamento do comércio no final de ano

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.

Carregando as notícias