Centrais sindicais pressionam pela votação do piso regional
por Jousi Quevedo | Terça-feira é de mobilizações e intensas negociações entre os trabalhadores e o governo.
A mobilização das centrais sindicais começou cedo nesta terça-feira, 13, em Porto Alegre. Reunidos na Esquina Democrática, no centro da cidade, os trabalhadores realizaram panfletagem, informando a população sobre a reivindicação pelo reajuste do piso salarial regional. A intenção dos trabalhadores é que a proposta, que foi apresentada ao governador Tarso Genro no dia 28 de novembro, seja votada pela Assembleia Legislativa do Estado até o fim do ano.
Ainda nesta manhã, representantes das centrais estiveram reunidos com o presidente do Legislativo do Estado, deputado Adão Villaverde, para pressionar pela votação da proposta. "Nossa expectativa é que votem este ano e que, a partir de janeiro, os trabalhadores já passem a ter o direito do reajuste do piso regional", explicou o diretor do Sindec e da Força Sindical-RS, Claudio Correa.
Demonstrando sensibilidade à proposta, Villaverde orientou os trabalhadores ao diálogo diretamente com as bancadas, para garantir que a votação possa ocorrer ainda neste ano. O vice-presidente da Força Sindical-RS, Walter Fabro, deve participar das negociações: "A matéria é urgente, é necessária e a expectativa é que a gente consiga a partir da tarde, sensibilizar os deputados para que façam a votação do projeto ainda antes do fim do ano".
À tarde as centrais debatem o reajuste do índice de 18,7% na secretaria estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.