Categoria aprova previsão do orçamento para 2025
O ato contou com a participação da categoria que aprovou por unanimidade a previsão do orçamento.
Na manhã de quarta-feira (17), procuradores do MPT-RS (Ministério Público do Trabalho) receberam representantes das centrais sindicais para falar sobre os dissídios coletivos. Os dirigentes das centrais presentes (UGT, CUT, Nova Centra, Força Sindical e CTB), liderados por Guiomar Vidor, presidente da Fecosul e CTB-RS, foram recebidos pelo procurador-chefe Rogério Uzun Fleischmann e os procuradores Beatriz de Holleben Junqueira e Paulo Eduardo Pinto de Queiroz, que acompanham os dissídios dentro do MPT. Também esteve presente o diretor-técnico do Dieese, Ricardo Franzoi.
De modo geral, o encontro serviu para que os sindicalistas pudesses expor suas preocupações com relação ao cenário de negociações que, hoje, encontra-se ainda mais difícil, fruto da intransigência das entidades patronais, que se negam a oferecer o mínimo, isto é, corrigir os ganhos dos trabalhadores pela inflação oficial.
Nos últimos anos, os empresários ganharam muito e repassaram pouco. Em 2016, mesmo com um momento econômico menos favorável, eles seguem ganhando e não querem repassar nem o mínimo aos trabalhadores. Essa atitude enfraquece o poder de compra do trabalhador e o mercado, isto é, também não é bom para a economia", afirmou Vidor, que destacou a importância das centrais e o MPT organizarem uma força-tarefa para que esses conflitos possam ser melhor encaminhados.
O diretor-técnico do Dieese, Ricardo Franzoi, apresentou alguns dados econômicos sobre o período em questão e destacou que os empresários já fizeram o ajuste necessário das contas na folha, reduzindo em cerca de 15% os gastos com pessoal, realizando demissões e novas contratações por salários inferiores - chamado rotatividade ou turnover, presente em todos os setores. Outro ajuste nas contas já feito pelo empresários, apontado por Franzoi, é o repasse da inflação aos preços dos produtos e serviços.
Os procuradores Beatriz e Queiroz, que acompanham as negociações, concordaram com os dirigentes sobre as dificuldades em fechar os acordos e pediram que os dados apresentados pelo Dieese fossem encaminhados a eles, a fim de que possam melhor elaborar contra-argumentos na hora dos encaminhamentos. Os procuradores ainda solicitaram maior atenção dos sindicatos na organização e encaminhamento dos documentos à justiça, para o melhor andamento dos processos.
Rogério Uzun Fleischmann, procurador-chefe do MPT-RS, avalia o encontro proposto pela CTB-RS como muito proveitoso. "O MPT, por vezes, é acusado de estar apenas dentro dos gabinetes, desconhecendo a realidade. Hoje, a gente pode ouvir a visão dos trabalhadores, representados pelas suas entidades. Também gostaríamos de ouvir a classe patronal, pois ambos – trabalhadores e empresários – dividem uma mesma realidade. E o MPT existe para entender essa realidade", afirmou o procurador.
Texto e foto: Juliana Ramiro / Assessoria da Fecosul
O ato contou com a participação da categoria que aprovou por unanimidade a previsão do orçamento.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Na próxima quinta-feira (28) o Sindec vai realizar a Assembleia de Previsão para o orçamento de 2025.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Novos pisos salariais da categoria reajustados com o índice de 5,65%, vigentes a partir da data de 01/11/2024.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.
Empresas não podem abrir sem acordo.
Empresas só podem funcionar mediante Acordo Coletivo.