Centrais sindicais debatem Mundo do Trabalho no FST 2013 e Estatuto do Instituto Amigos do Fórum Social Mundial

Reunião ocorreu no Sindec-POA.

Representantes das centrais sindicais se reuniram ontem na sede do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec-POA). Participaram, pela Força Sindical, o presidente do Sindec e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Souza Neco; o secretário de Juventude da Força Sindical e diretor do Sindec, Jefferson Tiego; e o diretor de Meio Ambiente da Força Sindical-RS e presidente da Força Verde, Lélio Luzardi Falcão. Representou a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) o diretor Dauto José Pacheco; a Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) o sindicalista Haroldo Brito e a União Geral dos Trabalhadores (UGT) Roberto Martins.

Representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Dieese justificaram ausências.

Entre os temas discutidos, está a proposta do Mundo do Trabalho a ser realizado durante o Fórum Social Mundial Temático Porto Alegre 2013, cujo tema será Democracia, Cidades e Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá entre 28 de janeiro e dois 2 de fevereiro.

Após os debates se chegou a uma proposta de ações conjuntas para as atividades do Mundo do Trabalho. Também foi mencionada a necessidade de uma entidade para articular os movimentos sociais e sindicais na organização dos eventos do Fórum Social que acontecerão em Porto Alegre, visto que existe, além da instalação do Escritório do Fórum Social, a possibilidade de organização de um Memorial, e já há eventos definidos nos anos pares e possibilidade de, nos anos ímpares, realizar o Fórum na capital dos gaúchos.

Estatuto do Instituto Amigos do Fórum Social Mundial

O Estatuto do Instituto Amigos do Fórum Social Mundial foi apresentado, iniciativa que vem sendo construída desde outubro de 2011. A sugestão será enviada para os signatários encaminharem às suas assessorias jurídicas para análise. A proposta inicial estipula um Conselho Diretor, de 15 membros, sendo cinco presidentes das Centrais Sindicais que este ano atendem as normas do Ministério do Trabalho e Emprego; seguido de cinco representantes dos cinco maiores Conselhos Profissionais e de cinco Organizações Não Governamentais (ONGs) - uma de cada segmento (ambiental, comunitário, crianças e adolescentes, animais, direitos do consumidor, entre outras).

Na Diretoria Executiva serão privilegiados representantes das entidades que nas últimas duas edições do Fórum em Porto Alegre defenderam e integraram o Comitê Organizador Municipal e o Conselho Consultivo, além de personalidades reconhecidas no processo de organização e realização do Fórum e representantes de todos os “mundos” que estiveram constituídos.

Organização do FST 2013

Para agilizar os processos de organização, foi solicitado que cada central, juntamente com o Dieese, apresentem um representante titular e outro suplente para se comprometerem com a organização das oficinas, convites a participantes, locais e outros itens do evento de janeiro. A nível nacional, será definida uma agenda dos trabalhadores alinhando as ações de interesse comum: Trabalho Decente; segurança do trabalhador; geração de emprego e renda; qualificação profissional e outros.

A última versão da publicação sobre o evento realizado em 2012 também foi apresentada e deverá ser utilizada como convite ao próximo Fórum, com destaque na participação dos trabalhadores e do Comitê Organizador Municipal de Porto Alegre – COM POA. A expectativa é de que na próxima quarta feira, dia 29/8, a revista esteja concluída.

Segundo Lélio Falcão, a apresentação e a discussão do Estatuto concentrarão as atenções nas próximas reuniões das centrais. O secretário de RI da Força e presidente do Sindec, Nilton Neco, destacou o expediente da Prefeitura de Porto Alegre nº 036/2012, que propõe e “oficializa como evento de caráter político, econômico, ambiental, social, cultural e turístico a Semana do Fórum Social Mundial, que será realizada anualmente, na última semana do mês de janeiro e dá outras providências”.

Este expediente já está proposto na Procuradoria da Câmara Municipal de Porto Alegre, onde recebeu o número 01949/2012 – Projeto de Lei (PL) do Executivo, para que seja solicitado apoio junto às bancadas de veradores e seja aprovado.