Centrais sindicais debatem Mundo do Trabalho no FST 2013 e Estatuto do Instituto Amigos do Fórum Social Mundial
por Jousi Quevedo | Reunião ocorreu no Sindec-POA.
Representantes das centrais sindicais se reuniram ontem na sede do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec-POA). Participaram, pela Força Sindical, o presidente do Sindec e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Souza Neco; o secretário de Juventude da Força Sindical e diretor do Sindec, Jefferson Tiego; e o diretor de Meio Ambiente da Força Sindical-RS e presidente da Força Verde, Lélio Luzardi Falcão. Representou a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) o diretor Dauto José Pacheco; a Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) o sindicalista Haroldo Brito e a União Geral dos Trabalhadores (UGT) Roberto Martins.
Representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Dieese justificaram ausências.
Entre os temas discutidos, está a proposta do Mundo do Trabalho a ser realizado durante o Fórum Social Mundial Temático Porto Alegre 2013, cujo tema será Democracia, Cidades e Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá entre 28 de janeiro e dois 2 de fevereiro.
Após os debates se chegou a uma proposta de ações conjuntas para as atividades do Mundo do Trabalho. Também foi mencionada a necessidade de uma entidade para articular os movimentos sociais e sindicais na organização dos eventos do Fórum Social que acontecerão em Porto Alegre, visto que existe, além da instalação do Escritório do Fórum Social, a possibilidade de organização de um Memorial, e já há eventos definidos nos anos pares e possibilidade de, nos anos ímpares, realizar o Fórum na capital dos gaúchos.
Estatuto do Instituto Amigos do Fórum Social Mundial
O Estatuto do Instituto Amigos do Fórum Social Mundial foi apresentado, iniciativa que vem sendo construída desde outubro de 2011. A sugestão será enviada para os signatários encaminharem às suas assessorias jurídicas para análise. A proposta inicial estipula um Conselho Diretor, de 15 membros, sendo cinco presidentes das Centrais Sindicais que este ano atendem as normas do Ministério do Trabalho e Emprego; seguido de cinco representantes dos cinco maiores Conselhos Profissionais e de cinco Organizações Não Governamentais (ONGs) - uma de cada segmento (ambiental, comunitário, crianças e adolescentes, animais, direitos do consumidor, entre outras).
Na Diretoria Executiva serão privilegiados representantes das entidades que nas últimas duas edições do Fórum em Porto Alegre defenderam e integraram o Comitê Organizador Municipal e o Conselho Consultivo, além de personalidades reconhecidas no processo de organização e realização do Fórum e representantes de todos os "mundos" que estiveram constituídos.
Organização do FST 2013
Para agilizar os processos de organização, foi solicitado que cada central, juntamente com o Dieese, apresentem um representante titular e outro suplente para se comprometerem com a organização das oficinas, convites a participantes, locais e outros itens do evento de janeiro. A nível nacional, será definida uma agenda dos trabalhadores alinhando as ações de interesse comum: Trabalho Decente; segurança do trabalhador; geração de emprego e renda; qualificação profissional e outros.
A última versão da publicação sobre o evento realizado em 2012 também foi apresentada e deverá ser utilizada como convite ao próximo Fórum, com destaque na participação dos trabalhadores e do Comitê Organizador Municipal de Porto Alegre – COM POA. A expectativa é de que na próxima quarta feira, dia 29/8, a revista esteja concluída.
Segundo Lélio Falcão, a apresentação e a discussão do Estatuto concentrarão as atenções nas próximas reuniões das centrais. O secretário de RI da Força e presidente do Sindec, Nilton Neco, destacou o expediente da Prefeitura de Porto Alegre nº 036/2012, que propõe e "oficializa como evento de caráter político, econômico, ambiental, social, cultural e turístico a Semana do Fórum Social Mundial, que será realizada anualmente, na última semana do mês de janeiro e dá outras providências".
Este expediente já está proposto na Procuradoria da Câmara Municipal de Porto Alegre, onde recebeu o número 01949/2012 – Projeto de Lei (PL) do Executivo, para que seja solicitado apoio junto às bancadas de veradores e seja aprovado.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.