Funcionamento do comércio no final de ano
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.
Representantes de centrais sindicais e do movimento estudantil entregaram, na tarde desta quinta-feira (28), um manifesto em alerta às autoridades sobre os graves problemas enfrentados pela população brasileira, em especial do Rio Grande do Sul. O documento, formulado pela Força Sindical, UGT, CGTB, Nova Central, Uges e Umespa, foi entregue ao presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Cássio Trogildo, durante audiência, que também contou com a presença do sindicalista e vereador Clàudio Janta, que é secretário-geral do Sindec.
O manifesto elenca as consequências negativas da crise e da política econômica de juros altos e inflação, que levaram à retração da indústria e aumento exponencial da taxa de desemprego. Como alternativas, as entidades demandam a mudança na política econômica, incentivos ao parque industrial para retomada da produção, criação de políticas de incentivo às indústrias, combate à corrupção, com apoio às ações da operação Lava-Jato e denúncia do desmonte das políticas voltadas à educação.
Em um trabalho feito a muitas mãos, estabelecemos propostas que possam alavancar o cenário nesse momento de dificuldade e de desemprego. Precisamos combater a desindustrialização que assola nossa cidade, Estado e país e temos que estar preparados para virar essa página e avançar no debate, diante da perspectiva de um novo momento", enfatizou o diretor da Força Sindical-RS e do Sindec-POA, Claudio Correa.
Participaram do encontro os sindicalistas Cláudio Correa, em nome da Força Sindical; Norton Jubelli, Adriano Porto e Jauri Carneiro, da UGT; Larri Lopes e Dercírio Cardoso, da Nova Central, e Marcos Adriano Prestes, presidente da UGES. O manifesto também deve ser entregue à Assembleia Legislativa, ao Governo do Estado e à Prefeitura Municipal de Porto Alegre, cuja visita já está agendada para próxima terça-feira, às 15 horas.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
O ato contou com a participação da categoria que aprovou por unanimidade a previsão do orçamento.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Na próxima quinta-feira (28) o Sindec vai realizar a Assembleia de Previsão para o orçamento de 2025.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Novos pisos salariais da categoria reajustados com o índice de 5,65%, vigentes a partir da data de 01/11/2024.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.