Categoria dos comerciários enfrenta desafios; Assista vídeo sobre o assunto
por Jousi Quevedo | Com nova realidade, profissionais do comércio passam por mudanças em seu contexto de trabalho.
Os comerciários brasileiros estão passando por mudanças no seu contexto profissional em função das novas realidades da economia brasileira. Muitos profissionais estão migrando de área, porque embora o comércio seja um dos segmentos que mais estão lucrando, os ganhos e o reconhecimento não estão retornando para os trabalhadores em semelhante medida.
O comércio ainda oferece para seus funcionários elevadas jornadas (a maior entre os setores) e baixos rendimentos. A regulamentação profissional também é um entrave para o reconhecimento da categoria. Assim, cada vez mais a força de trabalho migra e sai em busca de novos segmentos para atuar.
Dessa maneira, existe um grande desafio e ao mesmo tempo uma oportunidade de melhorar as condições de trabalho no setor.
Assista a vídeo com matéria do Jornal Nacional clicando aqui.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.