Campanha Salarial do Sindec é lançada e busca valorização do comerciário
Gabriella Oliveira
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Comerciário valorizado, comércio fortalecido é o tema desse ano

A Campanha Salarial 2024/25 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (29), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.

A mesa de trabalhos foi composta pelo Presidente Nilton Neco, Tesoureiro Américo Cordeiro, Assessora Jurídica do Sindec-POA, advogada Carmem Pinto e Diretor Luis Carlos Barbosa.

A apresentação começou com a explanação da Economista do DIEESE, Daniela Sandi, sobre a conjuntura atual das negociações.

Sandi demonstrou que nos últimos 18 anos, o Sindec conquistou reajustes superiores à soma da inflação, e buscou sempre a valorização do piso para manter o poder de compra, além de benefícios da Convenção Coletiva que boa parte de acordos e a própria CLT não contemplam.

Histórico de ganhos da campanha salarial de 2006 a 2023

A economista mostrou que o Sindec sempre fechou com ganho real ou igual a inflação. Para os salários em geral, o acumulado da inflação alcançou 169,8%, o reajuste ficou em 205,7%, acima da inflação, dando um aumento do poder aquisitivo de 13,3%.

Previsão da inflação

Sandi apresentou que, conforme o Banco Central, a estimativa para novembro é do índice 4,89%.

Negociações no Brasil

Conforme a especialista, a combinação de crescimento econômico, inflação baixa e crescimento da economia favorece as negociações. A grande maioria das categorias estão fechando com ganho real ou igual a inflação (INPC).

Pauta de reinvindicações

Em seguida o Tesoureiro Américo Cordeiro apresentou os principais itens da pauta de reivindicações que apresenta um total de 123 cláusulas, dentre elas:

-Correção salarial com recomposição de 100% do INPC;

-Aumento real de 2%;

-Piso de R$ 3.500,00;

-Adicional de hora extra de 100%;

-Auxílio alimentação e refeição;

-Manutenção da cláusula que trata sobre o trabalho remoto, home office ou coworking;

-Proibição do exercício de dupla função, entre outras

Novidade

Um dos destaques da pauta de reinvindicação é a cláusula de combate à misoginia que visa proteger e incentivar a igualdade de oportunidades para todos e todas no acesso à relação de emprego ou na sua manutenção, independente do sexo, origem, raça, cor, estado civil, religião e situação familiar, orientando os empregadores a se absterem de adotar ou permitir quaisquer práticas discriminatórias por ocasião da admissão dos(as) trabalhadores(as) e enquanto vigorar seu contrato de trabalho.

Américo também lembrou que, a cláusula que prevê inclusão dos autistas, uma luta travada pelo Secretário-geral Claudio Janta no poder legislativo; foi incluída no ano passado na pauta e nesse ano permanece para ser pleiteada durante a negociação com os sindicatos patronais.

O Diretor Luis Carlos Barbosa apresentou a proposta de manutenção da contribuição negocial salientando a importância da arrecadação para manter o sindicato.

Ambos os tópicos foram aprovados por unanimidade pela categoria.

Comerciário valorizado, comércio fortalecido!

Esse é o tema central da campanha desse ano. O Presidente Neco reforçou que o mote tem o objetivo de mostrar a importância do comerciário para a reconstrução do comércio.

“Não é só o empresário o responsável pela retomada do comércio após toda essa calamidade que enfrentamos. O comerciário também tem parte fundamental nisso. Para o comércio crescer precisa ter o trabalhador por trás se dedicando e vimos o quanto, mesmo com problemas sérios e sendo afetados, muitos trabalhadores mesmo assim estavam lá trabalhando”, salientou Neco.

A categoria também aprovou em tornar a assembleia referendária. De 2 a 30 de setembro, urnas passarão nas lojas para que os comerciários possam registrar seu voto e fortalecer a luta.

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