Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.

Navegação principal do site

Cai número de brasileiros que trabalham mais de 44 horas por semana

por |
O Ipea destacou que “todos os setores (para os quais há informações) registraram diminuição da jornada extraconstitucional”.

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) informou que 36,2% dos trabalhadores brasileiros não perceberiam diferenças em suas rotinas produtivas caso fosse reduzida a exigência legal de 44 horas de trabalho semanal.

A percepção de maior tempo livre, originada da redução da jornada laboral, parece estar associada basicamente à posição na ocupação: os entrevistados que são trabalhadores subordinados é que têm maior chance de valorar (no sentido positivo) a redução da jornada", analisou, em nota, o Ipea.

No estudo "Sistema de Indicadores de Percepção Social – Trabalho e Tempo Livre (SIPS-TTL)" outra questão levantada foi o tempo dedicado ao trabalho acima do limite legal de 44 horas pela população ao longo das duas últimas décadas. A parte dos entrevistados que excedia o limite legal de horas na atividade laboral diminuiu significativamente entre 1992, quando era de 41,7%, e 2009, cujo índice chegou a 31,8%. Esse movimento se acelerou nos últimos dez anos, quando caiu 9,1 pontos percentuais, ante a queda de 0,8 ponto percentual entre 1992 e 2001.

O Ipea destacou que "todos os setores (para os quais há informações) registraram diminuição da jornada extraconstitucional". Porém, "o comércio, a construção e os serviços de transporte e comunicação continuam com proporções expressivas trabalhando 45 horas ou mais por semana, ao passo que os serviços sociais e a administração pública permanecem com proporções bem menores".

Essa versão do Sips levantou informações de 3.796 residentes em áreas urbanas, todos com pelo menos 18 anos de idade e ao menos um trabalho remunerado na semana de referência do levantamento.

Fonte: Valor

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias