Assembleia Legislativa aprova aumento de 10% ao mínimo regional
Andréia Sarmanho
Centrais sindicais foram determinantes para reajuste do piso (Arquivo Força Sindical)

Segundo o presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, este é mais um passo à frente para os trabalhadores do Rio Grande do Sul.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou na quarta-feira, 19, por unanimidade, o reajuste de 10% ao mínimo regional pago a 1,3 milhão de trabalhadores gaúchos. O piso passa dos atuais R$ 700 para R$ 770 na primeira faixa das quatro categorias, a partir de 1º de fevereiro de 2013.

Segundo o presidente da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, este é mais um passo avançado para os trabalhadores do Rio Grande do Sul e que esta sempre foi uma luta permanente da central.

• O movimento sindical sempre defendeu que os trabalhadores tem que ter um bom salário, a indústria tem que se preocupar em produzir pro no0sso mercado interno, e o nosso mercado interno só vai absorver essa produção de as pessoas tiverem um bom salário – destaca o sindicalista.

Para o diretor da central e presidente em exercício da Fetracos, Dionísio Mazui, o aumento do salário mínimo foi uma conquista alcançada através da participação dos trabalhadores e da Força Sindical-RS, juntamente das demais centrais. Para ele, o resultado “é uma forma de socializar a receita através do Estado”.

As faixas do piso regional gaúcho e os novos valores:

• Faixa 1: R$ 770

• Trabalhadores da agricultura e da pecuária, indústrias extrativas, de empresas pesqueiras, empregados domésticos, em turismo e hospitalidade, nas indústrias da construção civil, nas indústrias de instrumentos musicais e brinquedos, em estabelecimentos hípicos e motoboys, em garagens e estacionamentos e em bares, hotéis e restaurantes.

• Faixa 2: R$ 787,73

• Trabalhadores nas indústrias de vestuário e calçado, de fiação e tecelagem, de artefatos de couro, de papel, papelão e cortiça, em empresas distribuidoras e vendedoras de jornais e revistas e empregados em bancas, vendedores ambulantes de jornais e revistas, empregados na administração das empresas proprietárias de jornais e revistas, empregados em estabelecimentos de serviços de saúde, empregados em serviços de asseio, conservação e limpeza e empregados em empresas de telecomunicação, telemarketing, call centers, operadoras de voip, TV a cabo e similares.

• Faixa 3: R$ 805,59

• Trabalhadores na indústria de mobiliário, químicas e farmacêuticas, cinematográficas, de alimentação, empregados no comércio em geral e empregados de agentes autônomos do comércio, empregados em exibidoras e distribuidoras cinematográficas.

• Faixa 4: R$ 837,40

• Trabalhadores na indústria metalúrgica, mecânica e de material elétrico, gráfica, de vidros, cristais, espelhos, cerâmica de louça e porcelana, de artefatos de borracha, em empresas de seguros privados e capitalização e de agentes autônomos de seguros privados e de crédito, de edifícios e condomínios, das indústrias de joalheria e lapidação de pedras preciosas, de auxiliares em administração escolar (empregados de estabelecimentos de ensino), empregados em entidades culturais, recreativas, de assistência social, de orientação e formação profissional, marinheiros fluviais de convés, de máquinas, cozinheiros fluviais, taifeiros fluviais, empregados em agências de navegação, empregados em terminais de contêineres e mestres e encarregados em estaleiros.

Assessoria Força Sindical-RS