Convocações da categoria dos trabalhadores no comércio.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Assembleia geral mostra unidade da categoria e dá início a Campanha Salarial 2013
por Gabriella Oliveira | A categoria lotou o salão de eventos Pompéia na fria noite da terça-feira (27/8).
Mostrando a unidade da categoria os comerciários atenderam o chamamento do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e compareceram em peso na Assembleia Geral, na fria noite desta terça-feira (27/8).
Com o salão de eventos Pompéia lotado, a categoria participou das discussões e definiu encaminhamentos, dando início oficialmente ao processo da Campanha Salarial 2013-2014.
É muito importante a unidade da categoria nessa etapa. Precisamos que todos estejam engajados para consolidarmos fortemente esta campanha, na busca por salários mais dignos e trabalho decente", ressaltou o Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco.
Na ocasião, a técnica do Dieese, a economista Daniela Sandi, apresentou dados importantes sobre a política salarial do setor, mostrando um panorama de crescimento nos últimos anos. Segundo a técnica, o número de novas vagas demonstram crescimento nos últimos 12 meses: foram geradas mais de 19 mil vagas no RS e cerca de 1.900 em Porto Alegre e região metropolitana.
Na sequência o Tesoureiro-geral da entidade, Luis Carlos Barbosa apresentou a pauta de reivindicação da campanha salarial. A categoria votou e aprovou, por unanimidade, as 153 cláusulas apresentadas para o acordo coletivo, que incluem aumento real mais correção do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) da data.
Para o Secretário-geral do Sindec-POA, Clàudio Janta, ver a Assembleia lotada foi uma vitória para a categoria. "A categoria dos comerciários de Porto Alegre está dando uma prova muito grande de que está engajada. Teremos uma grande campanha salarial porque vamos seguir avançando mais", disse.
Janta ainda lembrou da mobilização ocorrida no ano passado, quando em cinco dias de passeatas e manifestações pelo centro da Capital, a categoria garantiu importantes conquistas e enfatizou que é o momento de união com o seu sindicato para enfrentar a intervenção sofrida pelo Ministério Público.
O MP quer acabar com o movimento sindical e nós não podemos nos curvar para isso. Temos que nos unir e ter em mente que a trincheira dos trabalhadores sempre foi e sempre será o seu sindicato", disse.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.