
Sindec lança novo aplicativo para facilitar a vida dos comerciários
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
O endividamento das famílias caiu pela primeira vez no ano, depois de subir por oito meses seguidos. Segundo o Banco Central, a dívida total dos brasileiros com o sistema bancário correspondia, em setembro, a 44,39% da renda acumulada nos últimos 12 meses, abaixo do recorde de 44,5% em agosto.
A mudança de tendência em relação ao verificado, principalmente, no início do ano é confirmada por outro indicador. Também houve queda no comprometimento da renda do consumidor com o pagamento mensal de prestações com dívidas bancárias, que recuou pelo segundo mês, para 22% do salário, ante 22,2% no mês anterior. O porcentual ainda está próximo do recorde de 22,4% de outubro de 2011.
Esse último dado é dividido em duas partes pelo Banco Central. A parcela das prestações que corresponde ao pagamento de juros caiu pelo terceiro mês, para 7,62% em setembro, menor nível em 15 meses.
Esse é um dos principais fatores que ajudaram a reduzir o gasto mensal com dívidas e é explicado pela queda dos juros bancários nos últimos meses, que estão nos menores níveis da história. Já a parte que se refere à amortização do principal das dívidas caiu pelo segundo mês, de 14,41% para 14,38% no mesmo período.
Casa própria. Apesar de o endividamento continuar em níveis elevados, o Banco Central avalia que parte da alta nos últimos anos se deve à ampliação do crédito imobiliário, que são dívidas de alto valor, mas com prazo de pagamento mais longo.
Esse é um dos fatores que explicam por que o endividamento total é quase o dobro da parcela que é usada mensalmente para pagar dívidas. Além disso, a instituição vem afirmando que muitos consumidores trocaram o comprometimento da renda com aluguel - que não entra nas estatísticas do Banco Central - pela prestação da casa própria. O governo diz ainda que o grau de endividamento de famílias e empresas no Brasil é muito mais baixo que em países avançados que hoje estão em crise.
O comprometimento da renda é calculado pelo Banco Central com base nos valores mensais pagos no serviço das dívidas, apenas com o sistema financeiro, e na renda das famílias (descontados os impostos). Para calcular o endividamento total, considera a massa salarial em 12 meses e o valor total das dívidas bancárias em um determinado mês.
Hoje, o Banco Central divulga os dados de crédito para o mês de outubro. Em setembro, a greve dos bancos contribui para o aumento dos juros e para a redução na liberação de empréstimos. Dados parciais para o mês passado ainda mostravam queda nas concessões e alta de juros para pessoas físicas.
Fonte: Estado de S. Paulo
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.