Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Vendas: Dia dos Pais movimenta mais de 53 milhões de reais no comércio de Porto Alegre este ano
por Jousi Quevedo | A expectativa de lojistas e comerciários se confirmou, houve aumento das vendas.
De acordo com a CDL Porto Alegre e o Sindilojas da Capital, o comércio movimentou mais de R$ 53,8 milhões, um crescimento de 7,3% comparado com o ano anterior. "Os pais estão cada vez mais presentes na vida dos filhos e no convívio com a família, o que gera uma tendência de que esta data figure entre as três principais do varejo nos próximos anos, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães", comenta Gustavo Schifino, presidente da CDL Porto Alegre. Hoje, o Dia dos Pais está em 5º lugar nas datas comemorativas, atrás ainda dos namorados e do dia das crianças.
Conforme o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow, os empresários já notam a ampliação das oportunidades de negócios na data e se organizam para atrair o consumidor. "A cada ano, os lojistas percebem que o volume de vendas para o Dia dos Pais cresce e, por isso, têm investido mais na data, fazendo promoções e montando vitrines temáticas, como é habitual no Dia das Mães", observa.
Outro ponto que as entidades destacam é a maior participação das mães na compra dos presentes, o que há cinco anos, era liderado pelos próprios pais. Hoje, 30% dos presentes são com recursos dos filhos, 30% dos pais e 40% das mães. Este ano, o pico das vendas foi registrado no sábado, o que representou mais de 60% do faturamento. Mais de 45% dos consumidores foram às lojas de rua e mais da metade, aos shoppings da Capital. Confirmando a pesquisa encomendada pelas duas entidades, roupas, calçados e eletrônicos figuraram entre os três principais presentes.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.