Vendas: Dia dos Pais movimenta mais de 53 milhões de reais no comércio de Porto Alegre este ano
Jousi Quevedo

A expectativa de lojistas e comerciários se confirmou, houve aumento das vendas.

De acordo com a CDL Porto Alegre e o Sindilojas da Capital, o comércio movimentou mais de R$ 53,8 milhões, um crescimento de 7,3% comparado com o ano anterior. "Os pais estão cada vez mais presentes na vida dos filhos e no convívio com a família, o que gera uma tendência de que esta data figure entre as três principais do varejo nos próximos anos, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães", comenta Gustavo Schifino, presidente da CDL Porto Alegre. Hoje, o Dia dos Pais está em 5º lugar nas datas comemorativas, atrás ainda dos namorados e do dia das crianças.

Conforme o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow, os empresários já notam a ampliação das oportunidades de negócios na data e se organizam para atrair o consumidor. "A cada ano, os lojistas percebem que o volume de vendas para o Dia dos Pais cresce e, por isso, têm investido mais na data, fazendo promoções e montando vitrines temáticas, como é habitual no Dia das Mães", observa.

Outro ponto que as entidades destacam é a maior participação das mães na compra dos presentes, o que há cinco anos, era liderado pelos próprios pais. Hoje, 30% dos presentes são com recursos dos filhos, 30% dos pais e 40% das mães. Este ano, o pico das vendas foi registrado no sábado, o que representou mais de 60% do faturamento. Mais de 45% dos consumidores foram às lojas de rua e mais da metade, aos shoppings da Capital. Confirmando a pesquisa encomendada pelas duas entidades, roupas, calçados e eletrônicos figuraram entre os três principais presentes.

Fonte: CDL Porto Alegre

Voltar pro topo