Valdir Lima, diretor do Sindec-POA, é diplomado em iniciativa de formação sindical na Espanha; Brasil receberá cursos
por Jousi Quevedo | A iniciativa deu origem a uma parceria e cooperação entre Brasil e Espanha na organização e realização de cursos.
O diretor do Departamento Jurídico do Sindec e secretário da Saúde e Segurança do trabalho da Força Sindical-RS, Valdir Lima, recebeu o título do II Master de Formación de Formadores Sócio Laborales da Universidade de Álcala de Henares, da Espanha, ontem, em São Paulo, durante solenidade na sede nacional da Força Sindical.
O diretor da Universidade Mário Martin Bris concedeu o título após o sindicalista concluir o curso online e presencial durante dois anos (2009-2011) em Madri. A iniciativa deu origem a uma parceria e cooperação entre Brasil e Espanha na organização e realização de cursos.
Um dos objetivos é colocar em prática os estudos desenvolvidos pelo sindicalista, como a formação de formadores em Saúde e Segurança do Trabalho para dirigentes e assessores sindicais filiados à Força Sindical do Brasil.
Entre os cursos previstos para iniciar em 2013 estão língua inglesa e espanhol; formação técnica equivalente ao Ensino Médio na área de Segurança e Saúde do Trabalho; formação em Saúde e Segurança do Trabalho (especialização); e o III Master para sindicalistas e assessores que já tenham curso Superior.
Os cursos contarão com tutores brasileiros e espanhóis. Foi uma ótima experiência, pois envolve dirigentes de toda a América Latina, com integração, conhecimento. Tive a oportunidade de fazer um projeto para o Brasil que estamos colocando em prática", conta Valdir Lima.
O sindicalista conta que foi importante para a Força Sindical Nacional conseguir, ao final do curso, realizar o projeto. Ele estacou também a capacitação dos envolvidos para prevenir doenças e acidentes do trabalho, além do conhecimento sobre a legislação para dirimir conflitos do dia a dia dos trabalhadores.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.