Valdir Lima, diretor do Sindec-POA, é diplomado em iniciativa de formação sindical na Espanha; Brasil receberá cursos

O diretor do Departamento Jurídico do Sindec e secretário da Saúde e Segurança do trabalho da Força Sindical-RS, Valdir Lima, recebeu o título do II Master de Formación de Formadores Sócio Laborales da Universidade de Álcala de Henares, da Espanha, ontem, em São Paulo, durante solenidade na sede nacional da Força Sindical.

O diretor da Universidade Mário Martin Bris concedeu o título após o sindicalista concluir o curso online e presencial durante dois anos (2009-2011) em Madri. A iniciativa deu origem a uma parceria e cooperação entre Brasil e Espanha na organização e realização de cursos.

Um dos objetivos é colocar em prática os estudos desenvolvidos pelo sindicalista, como a formação de formadores em Saúde e Segurança do Trabalho para dirigentes e assessores sindicais filiados à Força Sindical do Brasil.

Entre os cursos previstos para iniciar em 2013 estão língua inglesa e espanhol; formação técnica equivalente ao Ensino Médio na área de Segurança e Saúde do Trabalho; formação em Saúde e Segurança do Trabalho (especialização); e o III Master para sindicalistas e assessores que já tenham curso Superior.

"Os cursos contarão com tutores brasileiros e espanhóis. Foi uma ótima experiência, pois envolve dirigentes de toda a América Latina, com integração, conhecimento. Tive a oportunidade de fazer um projeto para o Brasil que estamos colocando em prática", conta Valdir Lima.

O sindicalista conta que foi importante para a Força Sindical Nacional conseguir, ao final do curso, realizar o projeto. Ele estacou também a capacitação dos envolvidos para prevenir doenças e acidentes do trabalho, além do conhecimento sobre a legislação para dirimir conflitos do dia a dia dos trabalhadores.

Saiba mais clicando aqui.