Uma questão de consciência social
Nilton Neco

.

Diante da pandemia da Covid-19 vivemos num clima de incerteza, sobretudo no que diz respeito ao retorno das atividades no comércio. É compreensível o sentimento de tensão e medo que ronda os empresários nesse momento. Entre os trabalhadores, o cenário não é diferente, porém diante dos fatos, acreditamos ser impossível polarizar saúde e economia.

Entendemos que a quarentena se faz de extrema importância para o enfrentamento do coronavírus que, se transformará numa crise muito mais catastrófica, se tivermos um colapso diante da falta de capacidade do atendimento médico à população. Por isso é importante que os protocolos e as medidas adotadas para conter a propagação do vírus sejam cumpridos num esforço mútuo que, nesse contexto, vai muito além dos extremos patrão versus empregado, trata-se de consciência social.

No que diz respeito à economia, desde o início da quarentena o Sindec tem discutido com demais entidades sindicais ações para o enfrentamento da pandemia. Assim, conseguimos chegar a elaboração de um Acordo Coletivo de Trabalho que contempla o atual cenário e que, aliado ao Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da

Renda do Governo Federal, irá minimizar o impacto da crise e, sobretudo, garantir os empregos, o que será de suma importância para que a economia possa se recuperar.

Não podemos prever em quanto tempo se dará esta melhora. O que está ao nosso alcance nesse momento estamos fazendo. Seguimos prestando assistência à categoria comerciária, lembrando que todos os acordos individuais propostos pelos empregadores devem passar pelo sindicato. Também estamos vigilantes nas questões de segurança e saúde dos trabalhadores dos setores considerados serviços essenciais e que continuam em atividade. Somente com a união de todos e com a consciência da importância do isolamento social e das medidas de distanciamento é que vamos vencer essa batalha.

Nilton Neco – Presidente do Sindec POA