Um alerta por consciência
Nilton Neco

.

O anúncio de que Porto Alegre entrou para o rol das regiões classificadas com risco altíssimo para o coronavírus, infelizmente não é algo que nos surpreende, diante dos evidentes sinais que vem ocorrendo ao longo das últimas semanas.

A vacina é uma luz no fim desse túnel escuro que desde o ano passado estamos atravessando, contudo, de maneira nenhuma é sinônimo de que a pandemia acabou. Grande parte da população sequer tem previsão para ser imunizada, incluindo a categoria comerciária que não entrou para o grupo prioritário – inclusive essa é uma luta do Sindec.

Porto Alegre hoje colhe as consequências da falta de responsabilidade de quem não segue os protocolos de segurança. A bandeira agora é preta porque o risco é altíssimo. É preta, para lembrarmos o luto de tantas pessoas que perderam seus entes queridos. É preta, porque a situação parece estar longe de nos trazer paz.

O momento, mais uma vez, é de priorizarmos a saúde, por isso acreditamos na importância de manter a nossa cidade sob o alerta da bandeira preta, sem desprezar, é claro, o impacto econômico que afeta o nosso setor. Por esta razão, o Sindec já havia se antecipado, na intenção de preservar os empregos, fechando acordo coletivo como uma alternativa à interrupção do programa governamental do Benefício Emergencial.

O Acordo prevê que, em caso de interrupção da atividade por determinação de autoridade, os contratos poderão ser suspensos, recebendo o comerciário, no período, ajuda de custo da empresa em valor equivalente a 50% do seu salário.

Essa é uma das frentes pela qual o Sindec está na luta pelos trabalhadores nessa pandemia. Diariamente também reforçamos a importância de cada um fazer a sua parte, proteger a si, seus colegas e familiares respeitando os protocolos de segurança. Juntos iremos vencer!