
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

O Dia do Trabalhador já teve uma homenagem especial proposta pelo sindicalista e vereador, Clàudio Janta, que aconteceu durante o período de comunicações nesta quinta-feira (24/4).
A mesa do Plenário Otávio Rocha foi composta pelo diretor da Força Sindical-RS, Marcelo Furtado e pelo diretor do Sindec-POA, Luiz Carlos Barbosa. A secretária municipal do Trabalho, Luiza Neves, também prestigiou o evento.
Na presença de diversos dirigentes sindicais da Força Sindical-RS e dos sindicatos filiados, o vereador e secretário-geral do Sindec-POA destacou: "Nosso Brasil só será um país que respeita os trabalhadores quando deixarmos de ser vítimas da inflação, que agora arrocha todas as categorias com o aumento de 28% na luz. Talvez este seja um momento em que não tenhamos muito a comemorar, mas é um momento de reflexão e de ver que temos muito a reivindicar".
Janta ainda aproveitou a oportunidade para convidar todos a participarem da festa que a Força Sindical-RS promove no dia 1° de maio, a partir das 14h, no Parque Redenção.
O presidente em exercício da Central, Marcelo Furtado, evidenciou as lutas constantes da Central por mais dignidade aos trabalhadores e suas famílias, que inclui uma segurança adequada nos bairros, escola de turno integral e postos de saúde 24 horas.
Para o diretor da Fetracos, Luis Carlos Barbosa, o 1° de maio é um dia de protesto, pois os trabalhadores brasileiros continuam sendo massacrados com a inflação. "Queremos o compromisso do governo com a Pauta Trabalhista", frisou.
O sindicalista ainda propôs uma audiência pública na Casa para discutir o custeio dos sindicatos. Sob o comando dos patrões, tentam impedir que os trabalhadores contribuam para a manutenção de suas entidades representativas.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).