Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Trabalhadores intensificam luta pelas 40 horas semanais
por Gabriella Oliveira |
Na luta pela redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais, sem redução de salários, os trabalhadores realizaram na tarde de quarta-feira (4/6), no auditório Nereu Ramos, em Brasília, um ato público parta o relançamento da campanha pela redução da jornada. O ato, Movimento Pró 40 Horas, foi liderado pela Força Sindical e pelas demais Centrais, em conjunto com o Ministério Público do trabalho (MPT) e o Dieese.
O diretor do Sindec-POA e da Central no Rio Grande do Sul, Luis Carlos Barbosa, participou do ato público. O dirigente sindical considera este ato em unidade fundamental para que a pauta seja aprovada.
A luta pela redução da jornada de trabalho é batalha histórica do movimento sindical e reivindicação central da Pauta Trabalhista. O ato público teve por objetivo recolocar à sociedade e ao Parlamento a necessidade de se avançar na análise do projeto.
O relançamento da campanha também marcou a incorporação do Ministério Público do Trabalho e de várias organizações representativas dos juízes, procuradores e auditores fiscais do trabalho nas mobilizações, o que é fundamental para dar maior densidade a essa luta.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.
O processo eleitoral ocorreu de forma eletrônica. Pela internet, os comerciários puderam registrar o seu voto desde às 9h do dia 12 até às 18h do dia 14.