Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.

Navegação principal do site

Trabalhadores intensificam luta pelas 40 horas semanais

por |
O Diretor Luis Carlos Barbosa participou em Brasília do ato público de relançamento da campanha de redução da jornada.

Na luta pela redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais, sem redução de salários, os trabalhadores realizaram na tarde de quarta-feira (4/6), no auditório Nereu Ramos, em Brasília, um ato público parta o relançamento da campanha pela redução da jornada. O ato, Movimento Pró 40 Horas, foi liderado pela Força Sindical e pelas demais Centrais, em conjunto com o Ministério Público do trabalho (MPT) e o Dieese.

O diretor do Sindec-POA e da Central no Rio Grande do Sul, Luis Carlos Barbosa, participou do ato público. O dirigente sindical considera este ato em unidade fundamental para que a pauta seja aprovada.

A luta pela redução da jornada de trabalho é batalha histórica do movimento sindical e reivindicação central da Pauta Trabalhista. O ato público teve por objetivo recolocar à sociedade e ao Parlamento a necessidade de se avançar na análise do projeto.

O relançamento da campanha também marcou a incorporação do Ministério Público do Trabalho e de várias organizações representativas dos juízes, procuradores e auditores fiscais do trabalho nas mobilizações, o que é fundamental para dar maior densidade a essa luta.

Notícias

Prestação de contas é aprovada em Assembleia pela categoria

Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.

Sindec-POA completa 93 anos em julho

Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.

A Luta Pela Redução da Jornada de Trabalho Precisa Ser Realista e Viável

Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.

Carregando as notícias