Sindicalista e vereador Clàudio Janta conquista investimentos para Saúde 24h

Emenda que contempla o atendimento 24h nos Postos de Saúde, foi aprovada durante a votação do Plano Plurianual.

Emenda que contempla o atendimento 24h nos Postos de Saúde foi aprovada durante a votação do Plano Plurianual (PPA) nesta segunda-feira (12/8).

A discussão do projeto de lei do Executivo que dispõe sobre o Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2014-2017 foi retomada no plenário da Câmara Municipal na sessão de segunda-feira (12/8). Os vereadores aprovaram o PPA com 42 emendas, inclusive a de número 16, de autoria do vereador Clàudio Janta, que também atua como presidente da Força Sindical-RS. A emenda dispõe sobre recursos para o atendimento 24h nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Alegre.

Através do PPA ficam estabelecidas as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública municipal e sobre como serão empregadas às receitas do período, que somam, aproximadamente, R$ 25,5 bilhões. Com a aprovação da emenda do vereador Clàudio Janta, fica estabelecida a destinação de um montante de R$ 8 milhões para ampliação do atendimento nas UBS.

Janta destacou que a emenda vai ao encontro do anseio da população por mais acesso à Saúde, lembrando iniciativas como o abaixo-assinado promovido pela Força Sindical, que já conta com mais de 100 mil assinaturas.

"A luta é por ampliação do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, garantindo o acesso à população, mais perto daqueles que necessitam e num horário realmente os contemple, o que hoje só é oferecido pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento)",destacou o autor da emenda.

Em manifestação na tribuna, Janta destacou o empenho e a cooperação entre as bancadas, possibilitando a aprovação de muitas das emendas propostas e elogiou também a postura do Executivo Municipal ao promover o diálogo com a Câmara de Vereadores e viabilizar os acordos.

"Promovemos hoje a democracia, a cidadania e ainda um grande exemplo para a população de Porto Alegre, de que quando a gente almeja as coisas e trabalhamos todos juntos, é possível, nem que seja um pouco deste objetivo",declarou Janta.

O Sindec-POA parabeniza o Secretário-geral e vereador de Porto Alegre, Clàudio Janta, por mais esta conquista e pela incessante busca de mais dignidade na vida dos trabalhadores.

Força Sindical-RS / Andréia Sarmanho