Mobilizações realizadas no sindicato dos comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Sindicalista e vereador Clàudio Janta conquista investimentos para Saúde 24h
por Gabriella Oliveira | Emenda que contempla o atendimento 24h nos Postos de Saúde, foi aprovada durante a votação do Plano Plurianual.
Emenda que contempla o atendimento 24h nos Postos de Saúde foi aprovada durante a votação do Plano Plurianual (PPA) nesta segunda-feira (12/8).
A discussão do projeto de lei do Executivo que dispõe sobre o Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2014-2017 foi retomada no plenário da Câmara Municipal na sessão de segunda-feira (12/8). Os vereadores aprovaram o PPA com 42 emendas, inclusive a de número 16, de autoria do vereador Clàudio Janta, que também atua como presidente da Força Sindical-RS. A emenda dispõe sobre recursos para o atendimento 24h nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Alegre.
Através do PPA ficam estabelecidas as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública municipal e sobre como serão empregadas às receitas do período, que somam, aproximadamente, R$ 25,5 bilhões. Com a aprovação da emenda do vereador Clàudio Janta, fica estabelecida a destinação de um montante de R$ 8 milhões para ampliação do atendimento nas UBS.
Janta destacou que a emenda vai ao encontro do anseio da população por mais acesso à Saúde, lembrando iniciativas como o abaixo-assinado promovido pela Força Sindical, que já conta com mais de 100 mil assinaturas.
A luta é por ampliação do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, garantindo o acesso à população, mais perto daqueles que necessitam e num horário realmente os contemple, o que hoje só é oferecido pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento)",destacou o autor da emenda.
Em manifestação na tribuna, Janta destacou o empenho e a cooperação entre as bancadas, possibilitando a aprovação de muitas das emendas propostas e elogiou também a postura do Executivo Municipal ao promover o diálogo com a Câmara de Vereadores e viabilizar os acordos.
Promovemos hoje a democracia, a cidadania e ainda um grande exemplo para a população de Porto Alegre, de que quando a gente almeja as coisas e trabalhamos todos juntos, é possível, nem que seja um pouco deste objetivo",declarou Janta.
O Sindec-POA parabeniza o Secretário-geral e vereador de Porto Alegre, Clàudio Janta, por mais esta conquista e pela incessante busca de mais dignidade na vida dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.