
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
As atividades de fiscalização que o Sindec-POA iniciou na semana do dia 10 de dezembro, tiveram culminância na véspera do feriado de Natal. As esquipes de fiscalização se dividiram para atuar nos shopping centers e no comércio do Centro de Porto Alegre, garantindo que o comerciário pudesse passar o Natal em família.
Conforme acordo coletivo fechado com os lojistas ficou decidido que o comércio do Centro deveria encerrar o expediente do dia 24 de dezembro às 19h e os shopping centers às 18h. As equipes do Sindec-POA trabalharam para garantir o não descumprimento do acordo.
Segundo o agente Gustavo Bittencourt as ações ocorreram de forma pacífica, tendo alguns casos isolados de atraso no fechamento de lojas no Centro. "De modo geral o Sindec é sempre bem recebido pelos comerciários e pelos lojistas também", afirmou.
De acordo com o Secretário-geral do Sindec, Cláudio Janta, o Sindicato enfrentou a intransigência das Lojas Americanas. Segundo Janta, mais uma vez a Loja tentou burlar a lei e os acordos firmados. "Ora ela se denomina como comércio varejista do setor alimentício, mas não se enquadra nas normas, ora como comércio lojista. Isso é falta de identidade", enfatizou.
O Sindec tomou medidas cabíveis e está encaminhando ação judicial inclusive para o Ministério Público pelo não cumprimento das Lojas Americanas do acordo firmado entre Sindicatos.
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.