Sindec-POA realizou intensa fiscalização para garantir o Natal do comerciário

As esquipes de fiscalização se dividiram para atuar nos shopping centers e no comércio do Centro de Porto Alegre.

As atividades de fiscalização que o Sindec-POA iniciou na semana do dia 10 de dezembro, tiveram culminância na véspera do feriado de Natal.  As esquipes de fiscalização se dividiram para atuar nos shopping centers e no comércio do Centro de Porto Alegre, garantindo que o comerciário pudesse passar o Natal em família.

Conforme acordo coletivo fechado com os lojistas ficou decidido que o comércio do Centro deveria encerrar o expediente do dia 24 de dezembro às 19h e os shopping centers às 18h. As equipes do Sindec-POA trabalharam para garantir o não descumprimento do acordo.

Segundo o agente Gustavo Bittencourt as ações ocorreram de forma pacífica, tendo alguns casos isolados de atraso no fechamento de lojas no Centro. “De modo geral o Sindec é sempre bem recebido pelos comerciários e pelos lojistas também”, afirmou.

De acordo com o Secretário-geral do Sindec, Cláudio Janta, o Sindicato enfrentou a intransigência das Lojas Americanas. Segundo Janta, mais uma vez a Loja tentou burlar a lei e os acordos firmados. “Ora ela se denomina como comércio varejista do setor alimentício, mas não se enquadra nas normas, ora como comércio lojista. Isso é falta de identidade”, enfatizou.

O Sindec tomou medidas cabíveis e está encaminhando ação judicial inclusive para o Ministério Público pelo não cumprimento das Lojas Americanas do acordo firmado entre Sindicatos.