Sindec-POA forma turmas pioneiras do curso de Espanhol
por Gabriella Oliveira | A formatura aconteceu na noite da última terça-feira, 10 de agosto.
Em uma noite de muita emoção o Sindec-POA reuniu os comerciários concluintes do curso de espanhol para a cerimônia de formatura e entrega de certificados de conclusão do curso na última terça-feira (10).
As turmas dos turnos da manhã e noite iniciaram o curso, ministrado pela professora Gladys Miriam Fama, no dia 14 de maio e, durante três meses, desfrutaram das aulas promovidas gratuitamente pelo Sindec-POA, com o intuito de aprimoramento.
Na véspera de um evento mundial em que não vemos um movimento do governo para qualificação, o Sindec-POA ofereceu essa oportunidade, tendo em vista que o comércio será a principal porta de contato com os estrangeiros, e os comerciários precisam estar preparados para isso", enfatizou o diretor Jefferson Tiego.
Os diretores Gilson Ramires e João Vilmar Pereira também se pronunciaram em nome da diretoria da entidade. "É uma satisfação receber vocês aqui no Sindec, agradecemos a participação de todos e desejamos muito sucesso", disse João.
Depois de receber homenagens e palavras de carinho dos formandos, a professora Gladys emocionada falou da alegria em ter convivido durante esse período com os comerciários. "Todos vocês agora sabem falar espanhol, levem isso para a vida, assim como vou levar vocês para sempre. Aprendi muito com todos, são amigos muito queridos. Lembrem-se que o tempo não para, ele passa, por isso sigam em frente", concluiu.
As inscrições para novas turmas estão abertas. Elas podem ser realizadas na secretaria do Sindec-POA, Rua General Vitorino, nº 113- térreo, até o dia 19 de setembro. As aulas irão iniciar no dia 24 de setembro com término no dia 19 de dezembro.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.