Verificações do cumprimento dos acordos coletivos.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Sindec-POA fiscaliza comércio no feriado para garantir cumprimento de acordo coletivo
por Gabriella Oliveira | No feriado de Tiradentes 48 empresas foram autuadas pelo descumprimento de acordo coletivo.
A equipe de fiscalização do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre vem intensificando suas ações desde a semana passada atuando em diversos estabelecimentos do comércio da capital para garantir o cumprimento dos acordos fechados na convenção coletiva.
Durante o feriado de Tiradentes no último domingo (21), os agentes realizaram fiscalização em diversos pontos do comércio, autuando 48 empresas pelo descumprimento do acordo.
Para terem o direito de abrir no feriado com uso de mão de obra, as empresas deveriam ter aderido ao termo de abertura com Sindec-POA até o dia 14 de abril. As empresas que não fizeram o procedimento desrespeitaram o acordo e consequentemente receberam termos de ocorrência da Fiscalização.
Muitas empresas ainda estão confusas com o acordo, apesar de termos todas as informações anexadas em nosso site. É importante que elas procurem se informar até mesmo na nossa sede, estaremos com as portas abertas para recebê-los", esclareceu o agente Gustavo Bittencourt
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.