Comemorações do dia dos trabalhadores do comércio.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Sindec-POA comemora o Dia do Comerciário com festa para a categoria
por Gabriella Oliveira | A família comerciária entrou no clima e viajou para o mundo da literatura com a turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
A turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo contagiou com muita diversão e alegria o domingo da família comerciária que foi até a Casa do Gaúcho comemorar o seu dia numa grande festa promovida pelo Sindec-POA.
O evento explorou um grande clássico da literatura infanto-juvenil trazendo para festa personagens como Emília, Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Cuca e Visconde de Sabugosa. Os comerciários e suas famílias entraram no clima.
A festa alusiva ao Dia do Comerciário, comemorado em 30 de outubro, contou também com brinquedos infláveis e doces para a criançada, além de um delicioso almoço desfrutado pelos convidados.
Estamos muito felizes em receber vocês e poder dizer que a categoria é exemplo de luta e união. Um bom exemplo é a conquista que tivemos na campanha salarial deste ano, conquistando um aumento histórico para os comerciários, com todo o esforço e dedicação da diretoria", salientou o Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco.
Neco ainda enfatizou o compromisso do Sindec-POA em continuar trabalhando em defesa da categoria, comunicando sobre a mais recente luta pela regulamentação da abertura e fechamento do comércio de Porto Alegre.
O Secretário-geral da entidade, Clàudio Janta, também se manifestou. "Com a atuação da diretoria, conseguimos campanha de apoio do Executivo ao comércio da Assis Brasil durante as obras, pedimos ainda o cumprimento do Código de Edificações de POA, para o qual já observamos obras de adaptação para garantir direitos dos comerciário", disse.
E ainda lembrou: "como representante na Câmara, garanti aprovação de R$ 8 milhões para Postos de Saúde 24h, que é também demanda dos comerciários e seguimos engajados nas lutas de Porto Alegre, como a melhoria da Saúde".
Também prestigiaram o evento o Prefeito em exercício, Sebastião Melo e o Presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Dr.º Thiago Duarte. Para fechar a comemoração com chave de ouro, os comerciários assistiram, dançaram e cantaram com o irreverente show da banda "Os Formigos".
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.