Ações na defesa do aumento salarial dos trabalhadores.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Sindec-POA assina Convenção Coletiva e garante direitos para comerciários de concessionárias
por Gabriella Oliveira | O acordo foi a conclusão dos encaminhamentos decorrentes do compromisso ajustado no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4).
Na última segunda-feira (09) o Sindec-POA fechou acordo com o Sincodiv. A negociação aconteceu por meio de mediação do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª região (RS) e representação das federações das duas entidades, Fetracos-RS e Fecosul.
O acordo foi a conclusão dos encaminhamentos decorrentes do compromisso ajustado no Tribunal Regional do TRT4 nos autos do Processo nº 0026018-85.2024.5.04.0000.
Naquela oportunidade as partes negociaram o texto base de Convenção Coletiva de Trabalho, com data base em 1º de Março e vigência por 2 anos, de 1º de março de 2024 até 28 de fevereiro de 2026.
Após os debates, as partes chegaram ao acordo de piso geral no valor de R$ 1.828,00 e piso do comissionista de 1,3 do piso geral;
Ainda foram assegurados benefícios como:
Abono dia do comerciário, a ser pago em outubro de cada ano;
Adicional de tempo de serviço de 5% a cada 5 anos de trabalho no mesmo empregador;
Auxílio estudante de ½ piso salarial;
Auxílio creche de 1/10 do salário normativo da categoria para crianças de a 6 anos de idade;
Plano odontológico;
Aviso prévio em dobro;
Homologação das rescisões no sindicato; dentre outros.
Temos um histórico de negociações com o Sincodiv que sempre deixou muito claro que lutamos em todos os momentos pela categoria. Dessa vez não foi diferente e ficamos felizes em conquistar avanços significativos e a manutenção de direitos, ressalta Nilton Neco, Presidente do Sindec-POA
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.