Verificações do cumprimento dos acordos coletivos.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Sindec notifica 92 lojas no feriado de Navegantes
por Andréia Sarmanho | Equipes do sindicato percorreram lojas de rua e dos centros comerciais da Capital durante o feriado.
O Sindicato dos Empregados do Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) intensificou as atividades de fiscalização no dia de Nossa Senhora de Navegantes, feriado municipal, ocorrido no domingo (02/02). No total, foram notificadas 92 lojas, que descumpriram o estabelecido no acordo coletivo dos comerciários.
Desde manhã até as 20 horas, horário máximo de fechamento, cinco equipes de membros do setor da Fiscalização e da diretoria do sindicato percorreram lojas de rua e dos centros comerciais, nos bairros e no Centro de Porto Alegre.
Muitas empresas não possuíam a certidão prevista na convenção 2013/2014 para abertura das lojas em domingos e feriados, utilizando a mão de obra dos funcionários de modo irregular", afirmou o diretor João Vilmar Pereira.
Foi estabelecido um prazo para a regularização das empresas notificadas. Os lojistas devem procurar o sindicato em até três dias.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.