Sindec move ação judicial contra shoppings por descumprirem lei municipal
por Gabriella Oliveira | A ação também prevê indenização por dano moral coletivo.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre ingressou com ação na Vara do Trabalho de Porto Alegre contra os shoppings Iguatemi, Lindoia, Praia de Belas, Total e Rua da Praia, para exigir que cumpram a Lei Complementar nº 284/92, que dispõe do Código de Edificações da Capital.
De acordo com a lei, em vigência há 25 anos, os shoppings centers devem contar com refeitório destinado aos empregados, creche para os filhos dos funcionários, além de sanitários separados por sexo.
O Sindec-POA já havia tomado medidas administrativas a fim de que se cumprisse o determinado, mas como os shoppings não acataram, o sindicato recorreu à Justiça do Trabalho", salienta o advogado responsável pelo caso, Angelo Cesar Diel.
A ação também prevê indenização por dano moral coletivo, uma vez que os comerciários são obrigados a trabalharem em condições inadequadas, ferindo assim os direitos laborais e humanos consagrados na Constituição Federal.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.