Sindec move ação judicial contra shoppings por descumprirem lei municipal
por Gabriella Oliveira | A ação também prevê indenização por dano moral coletivo.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre ingressou com ação na Vara do Trabalho de Porto Alegre contra os shoppings Iguatemi, Lindoia, Praia de Belas, Total e Rua da Praia, para exigir que cumpram a Lei Complementar nº 284/92, que dispõe do Código de Edificações da Capital.
De acordo com a lei, em vigência há 25 anos, os shoppings centers devem contar com refeitório destinado aos empregados, creche para os filhos dos funcionários, além de sanitários separados por sexo.
O Sindec-POA já havia tomado medidas administrativas a fim de que se cumprisse o determinado, mas como os shoppings não acataram, o sindicato recorreu à Justiça do Trabalho", salienta o advogado responsável pelo caso, Angelo Cesar Diel.
A ação também prevê indenização por dano moral coletivo, uma vez que os comerciários são obrigados a trabalharem em condições inadequadas, ferindo assim os direitos laborais e humanos consagrados na Constituição Federal.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.