
Orçamento para 2026 é aprovado em assembleia pela categoria
Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

No feriado de Nossa Senhora dos Navegantes (dia 02), o Sindec realizou fiscalização no comércio de Porto Alegre e autuou mais de 30 supermercados e 132 lojas que não estavam autorizados a abrirem com utilização de mão de obra de funcionários.
Os fiscais percorreram as empresas dos bairros, centro e shopping, a fim de garantir que os direitos dos comerciários fossem respeitados. Somente poderiam funcionar os estabelecimentos que aderiram ao Acordo Coletivo.
<div class="pa-gallery-player-widget" style="width:100%; height:480px; display:none;"
data-link="https://photos.app.goo.gl/jC1nngoWzajkFVyq9"
data-title="Fiscalização no feriado de Navegantes"
data-description="130 new photos · Album by Sindec Porto Alegre">
O sindicato também fiscalizou o cumprimento das medidas de segurança contra à Covid-19, assegurando a saúde da categoria comerciária.
As empresas autuadas notificadas têm um prazo para regularizarem sua situação junto ao sindicato. Em caso de irregularidade na sua empresa, faça uma denúncia pelo Whatsapp (51) 99328-6047: http://sind.ec/wpp ou [fiscalizacao@sindec.org.br](mailto:fiscalizacao@sindec.org.br. Sua identidade será preservada.

Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.