Ações jurídicas do sindicato na defesa dos trabalhadores.

Navegação principal do site

Sindec conta com o Serviço de Proteção ao Comerciário

por |
Fundo azul claro com a logomarca SPC on line, Serviço de Proteção ao Comerciário-Sindec.
Em caso de irregularidade no seu local de trabalho, faça uma denúncia!.

Você sabia que o Sindec conta com o SPC- Serviço de Proteção ao Comerciário? O SPC é um canal direto do trabalhador com o sindicato na defesa dos seus direitos. O departamento de fiscalização recebe denúncia e após averiguação junto à empresa denunciada, propõe medidas para solucionar o impasse sem comprometer e revelar a identidade do trabalhador.

Veja alguns casos solucionados pelo Sindec por meio do SPC:

- Uma comerciária do ramo de móveis procurou a fiscalização do Sindec-POA que constatou que a empresa estava agindo de forma irregular quanto ao seu término de contrato de trabalho. A trabalhadora estava no término do mesmo não querendo mais permanecer na empresa, no entanto, a empresa orientou que ela pedisse uma demissão, sendo que nesse caso não é necessário o pedido, e o valor trabalhado tem que ser pago em até 24horas. A carteira de trabalho da comerciária ficou retida durante o período de uma semana, quando o correto é a empresa permanecer com a carteira no máximo 48 horas. Depois de autuação do Sindec a empresa cumpriu multa por perda de prazo e efetuou o pagamento devido à comerciária.

- O Sindec notificou a Empresa CDA COM e Ind. LTDA, localizada na Av. das Indústrias, referente ao não pagamento do auxílio creche às mães comerciárias. A empresa reconheceu o erro e pagou todos os atrasados, totalizando o valor de R$5.092,00.

- Funcionários da farmácia Agafarma, Belém Novo, trabalhavam nos feriados e eram orientados pela empresa a não registrarem o ponto. O problema foi identificado pelo Sindec que solicitou o comparecimento do representante da empresa no sindicato para esclarecimento. A mesma admitiu o erro e efetuou o pagamento de multa no valor de R$2.580,04, revertido para os trabalhadores.

Em caso de irregularidade na sua empresa e descumprimento de acordos fechados em convenção, faça uma denúncia ao Serviço de Proteção ao Comerciário.

Notícias

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Sindec Porto Alegre empossa nova Diretoria e lança nova marca em cerimônia solene

Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.

Sindec conclui negociação e garante aumento real para a categoria comerciária

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.

Funcionamento do comércio no 2º turno de eleição

Empresas não podem abrir sem acordo.

Funcionamento do comércio no domingo de eleição

Empresas só podem funcionar mediante Acordo Coletivo.

Referendo da Assembleia é concluído e categoria aprova a pauta de reinvindicação

Foram coletados 7662 votos no comércio.

Sindec-POA assina Convenção Coletiva e garante direitos para comerciários de concessionárias

O acordo foi a conclusão dos encaminhamentos decorrentes do compromisso ajustado no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4).

Campanha Salarial do Sindec é lançada e busca valorização do comerciário

Comerciário valorizado, comércio fortalecido é o tema desse ano.

Assembleia vai marcar o início da Campanha Salarial dos comerciários

Assembleia acontece na próxima quinta-feira (29) no formato híbrido.

Comerciários elegem nova diretoria do Sindec-POA com 96% de aprovação

O processo eleitoral ocorreu de forma eletrônica. Pela internet, os comerciários puderam registrar o seu voto desde às 9h do dia 12 até às 18h do dia 14.