
Orçamento para 2026 é aprovado em assembleia pela categoria
Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

Você sabia que o Sindec conta com o SPC- Serviço de Proteção ao Comerciário? O SPC é um canal direto do trabalhador com o sindicato na defesa dos seus direitos. O departamento de fiscalização recebe denúncia e após averiguação junto à empresa denunciada, propõe medidas para solucionar o impasse sem comprometer e revelar a identidade do trabalhador.
Veja alguns casos solucionados pelo Sindec por meio do SPC:
- Uma comerciária do ramo de móveis procurou a fiscalização do Sindec-POA que constatou que a empresa estava agindo de forma irregular quanto ao seu término de contrato de trabalho. A trabalhadora estava no término do mesmo não querendo mais permanecer na empresa, no entanto, a empresa orientou que ela pedisse uma demissão, sendo que nesse caso não é necessário o pedido, e o valor trabalhado tem que ser pago em até 24horas. A carteira de trabalho da comerciária ficou retida durante o período de uma semana, quando o correto é a empresa permanecer com a carteira no máximo 48 horas. Depois de autuação do Sindec a empresa cumpriu multa por perda de prazo e efetuou o pagamento devido à comerciária.
- O Sindec notificou a Empresa CDA COM e Ind. LTDA, localizada na Av. das Indústrias, referente ao não pagamento do auxílio creche às mães comerciárias. A empresa reconheceu o erro e pagou todos os atrasados, totalizando o valor de R$5.092,00.
- Funcionários da farmácia Agafarma, Belém Novo, trabalhavam nos feriados e eram orientados pela empresa a não registrarem o ponto. O problema foi identificado pelo Sindec que solicitou o comparecimento do representante da empresa no sindicato para esclarecimento. A mesma admitiu o erro e efetuou o pagamento de multa no valor de R$2.580,04, revertido para os trabalhadores.
Em caso de irregularidade na sua empresa e descumprimento de acordos fechados em convenção, faça uma denúncia ao Serviço de Proteção ao Comerciário.

Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.