Receita libera consulta ao maior lote de restituição do Imposto de Renda
por Jousi Quevedo | Pela primeira vez será possível promover a consulta por meio de aplicativos exclusivos para smartphones e tablets.
A Receita Federal libera hoje (8) a consulta ao maior lote de restituição de Imposto de Renda da Pessoa Física da história. Serão feitas as restituições do primeiro lote do exercício de 2012 e de lotes residuais dos anos de 2008, 2009, 2010 e 2011, em um total de 1.885.524 contribuintes.
R$ 2,5 bilhões serão creditados nas contas correntes dos beneficiados no próximo dia 15. A maior parte dos que serão beneficiados, 1.844.881, diz respeito ao lote deste ano, totaliando R$ 2,4 bilhões. A restituição será acrescida da taxa básica de juros, a Selic, em um total de 1,74% referente à correção dos meses de maio e junho. A maior parte dos contribuintes incluídos neste lote são idosos, dando cumprimento ao estatuto para pessoas de terceira idade.
Pela primeira vez será possível promover a consulta por meio de aplicativos exclusivos para smartphones e tablets. Gratuito, o programa funciona nos sistemas operacionais Android e iOS. O serviço permitirá uma avaliação para que o processo seja aperfeiçoado no futuro.
O dinheiro da restituição fica disponível para saque durante um ano. Depois disso, é preciso preencher um formulário na internet para ter acesso à verba. Caso o valor não seja creditado na data programada, o contribuinte deve telefonar para qualquer agência do Banco do Brasil ou para a central de atendimento da instituição financeira por meio dos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos).
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.