Decisões que interferem na vida do trabalhador.

Navegação principal do site

Projeto dos Postos de Saúde 24h é aprovado em primeiro turno

por |
Plenário com várias pessoas vibrando e uma faixa: Postos de saúde abertos 24 horas.
Projeto de emenda à Lei Orgânica que amplia o atendimento nos Postos de Saúde da Capital foi aprovado em primeiro turno pela Câmara Municipal de Porto Alegre.

Com 29 votos favoráveis, o projeto de emenda à Lei Orgânica que determina a abertura dos Postos de Saúde 24 horas, de autoria do vereador Clàudio Janta, do Solidariedade, que é Secretário-geral licenciado do Sindec-POA, foi aprovado em primeiro turno na Câmara Municipal, na tarde desta quinta-feira (30/6). Pela natureza do projeto, a matéria deve ser submetida a uma segunda votação dentro de 10 dias e, se aprovada, a alteração na Lei Orgânica está apta a ser promulgada pelo Legislativo.

A partir da emenda, fica estabelecido que se cumpra, gradativamente, o dever do Município "no estabelecimento de condições específicas que assegurem acesso universal às ações e aos serviços de saúde, os quais deverão ser prestados 24 (vinte e quatro) horas por dia, todos os dias".

Painel de votação da Câmara de vereadores

Hoje foi uma vitória do povo de Porto Alegre. Queria agradecer a todos os vereadores, a todos os líderes comunitários que aqui estão. As Unidades Básicas de Saúde irão abrir, gradativamente, 24 horas. Agradeço a todos que ajudaram: técnicos do governo, técnicos do nosso partido, que ajudaram a construir este projeto, mas principalmente à população de Porto Alegre, que entregou 114 mil assinaturas que tornaram isso realidade", agradeceu o vereador Clàudio Janta, após cumprimentar os presentes nas galerias do plenário Otávio Rocha.

Também foi aprovada a emenda de nº 1, também de autoria do vereador Clàudio Janta, que inclui as Unidades Básicas de Saúde (UBS) como agentes de acesso universal, ao lado das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), Centros de Atendimento e hospitais.

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias