Projeto dos Postos de Saúde 24h é aprovado em primeiro turno
por Gabriella Oliveira | Projeto de emenda à Lei Orgânica que amplia o atendimento nos Postos de Saúde da Capital foi aprovado em primeiro turno pela Câmara Municipal de Porto Alegre.
Com 29 votos favoráveis, o projeto de emenda à Lei Orgânica que determina a abertura dos Postos de Saúde 24 horas, de autoria do vereador Clàudio Janta, do Solidariedade, que é Secretário-geral licenciado do Sindec-POA, foi aprovado em primeiro turno na Câmara Municipal, na tarde desta quinta-feira (30/6). Pela natureza do projeto, a matéria deve ser submetida a uma segunda votação dentro de 10 dias e, se aprovada, a alteração na Lei Orgânica está apta a ser promulgada pelo Legislativo.
A partir da emenda, fica estabelecido que se cumpra, gradativamente, o dever do Município "no estabelecimento de condições específicas que assegurem acesso universal às ações e aos serviços de saúde, os quais deverão ser prestados 24 (vinte e quatro) horas por dia, todos os dias".
Hoje foi uma vitória do povo de Porto Alegre. Queria agradecer a todos os vereadores, a todos os líderes comunitários que aqui estão. As Unidades Básicas de Saúde irão abrir, gradativamente, 24 horas. Agradeço a todos que ajudaram: técnicos do governo, técnicos do nosso partido, que ajudaram a construir este projeto, mas principalmente à população de Porto Alegre, que entregou 114 mil assinaturas que tornaram isso realidade", agradeceu o vereador Clàudio Janta, após cumprimentar os presentes nas galerias do plenário Otávio Rocha.
Também foi aprovada a emenda de nº 1, também de autoria do vereador Clàudio Janta, que inclui as Unidades Básicas de Saúde (UBS) como agentes de acesso universal, ao lado das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), Centros de Atendimento e hospitais.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.