Projeto do vereador Clàudio Janta amplia horários de funcionamento de creches na Capital
por Gabriella Oliveira | Projeto de lei prevê que instituições de educação infantil distribuídas pela cidade funcionem com horário estendido.
O vereador Clàudio Janta, do Solidariedade, protocolou na Câmara Municipal de Porto Alegre um projeto de lei que deve auxiliar famílias de comerciários e trabalhadores que atuem em horários diferenciados. O PLL 177/15, busca garantir que creches conveniadas com o Município devem funcionar até as 22 horas durante a semana e, nas regiões servidas por grandes centros comerciais, também aos finais de semana.
As mulheres são, cada vez mais, chefes de família. Com o horário de funcionamento diferenciado do comércio e áreas como saúde e serviços, se faz necessário que as creches onde existem as grandes concentrações desses trabalhadores também funcionem em horário diferenciado",justifica o vereador.
O que o projeto prevê:
Fica ampliado o horário de funcionamento de creches até as 22 horas, distribuídas conforme as regiões do Orçamento Participativo, sendo:
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).