Presidente participa de reunião para últimos ajustes do Fórum Temático

Durante o encontro foram discutidos aspectos da programação da Oficina Mundo do Trabalho, que vai acontecer no FST.

Na tarde da última terça-feira, 15, o Presidente do Sindec- POA e também Secretário de Relações Internacionais da Força Sindical-RS e membro do Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Nilton Neco, participou com demais representantes de centrais sindicais de uma reunião para ajustar detalhes das atividades no Fórum Social Mundial Temático.

“O Fórum Temático é um evento que só vem a se fortalecer com a realização em Porto Alegre. Independentemente da ausência de entidades como a CUT e Associação Brasileira de ONG’s, as outras organizações também são parte do Fórum que é apoiado pelo seu Comitê e estão trabalhando para o sucesso desta edição”, afirmou Nilton Neco.Durante o encontro também foram discutidos aspectos da programação da Oficina Mundo do Trabalho, que vai acontecer integrada ao FST no dia 29 de janeiro no mezanino da Usina do Gasômetro reunindo representações mundiais.

Conforme Neco, a avaliação dos progressos na aplicação da tese do Trabalho Decente, lançada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o combate às práticas antissindicais são assuntos que mobilizam o sindicalismo de todo o mundo.

A reunião contou com a participação da Secretaria Municipal do Trabalho em Emprego, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), da Nova Central Gaúcha (NCST/RS), Instituto dos Amigos do Fórum Social Mundial Porto Alegre, União Geral dos Trabalhadores e Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB).

Além da preocupação em organizar a participação de sindicalistas nos principais “mundos” do FST 2013, o Presidente Neco ainda frisou a importância da redação de um documento contendo as resoluções do Mundo do Trabalho, subscrito por sindicalista de todo o planeta e lembrou que o Sindec é a primeira entidade sindical do mundo a incluir em convenção coletiva uma cláusula sobre o trabalho decente.