
Sindec lança novo aplicativo para facilitar a vida dos comerciários
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na manhã desta quinta-feira, 31, o Prefeito em exercício, Sebastião Melo, recebeu em seu gabinete o Presidente do Sindec-POA e também Secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, que estava acompanhado do Secretário de Trabalho e Previsão Social de Chihuahua-México, Fidel Pérez Romero, do Presidente do Conselho Sindical de Assessoramento Técnico e Membro da Confederação dos Trabalhadores da Cidade do México, Salvador Medina e do Líder Sindical do Equador, Jaime Arciniega.
O Neco é um parceiro nosso que trabalha pelas causas trabalhistas tanto no Sindec como também representando o sindicalismo. A presença de vocês é muito significativa, pois o mundo inteiro vive o desafio das cidades, as dificuldades não são muito diferentes por isso é sempre bom debater. É um prazer recebê-los aqui, estamos muito felizes.", enfatizou Melo.
A discussão do encontro esteve centrada na criação de um intercâmbio de trabalho entre os dois Estados, proposta que também foi apresentada pelo Secretário Fidel na tarde de ontem ao Secretário-adjunto de trabalho do RS, Edison Borba.
Queremos através da troca de experiências, compartilhar ideias para trabalhar conjuntamente por questões culturais, científicas e também pelo sindicalismo e desenvolvimento", explicou Fidel.
O Presidente Nilton Neco disse que esta experiência de irmandade já foi realizada com representações sindicais de Belo Horizonte em parceria com a China, e que os resultados foram bem satisfatórios.
A proposta foi recebida com simpatia pelo Prefeito em exercício. "Somos parceiros e nos colocamos à disposição para aprofundarmos os debates, para isso contamos com a condução do Neco", frisou Melo.
Ao se disponibilizar para esta mediação, Neco aproveitou a oportunidade para agradecer à Prefeitura e enfatizar a importância do Fórum Social Mundial Temático. "A Prefeitura mostrou que tem sensibilidade ao institucionalizar a realização do FSMT em Porto Alegre. Esses debates são muito importantes para o desenvolvimento das cidades, onde buscamos a valorização do trabalhador", concluiu.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
O Sindec Porto Alegre será palco, no próximo dia 24 de julho, às 10h, de um importante encontro do movimento sindical.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Na próxima quinta-feira (26) o Sindec vai realizar a Assembleia de Prestação de Contas do exercício 2024.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 88 empresas atuando de forma irregular no feriado de Corpus Christi (19).
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.