Presidente e diretores do Sindec participam da reunião Estadual da Fetracos
por Jousi Quevedo | Os dirigentes e filiados da federação foram convidados a participar da Plenária Estadual da Força Sindical.
Nesta terça-feira, dia 15, a Fetracos realizou a reunião estadual da federação com os representantes das entidades filiadas. O encontro ocorreu às 9h30min, na sede da Força Sindical-RS. O presidente do Sindec e integrante da diretoria adjunta da Fetracos, Nilton Neco participou juntamente com os diretores Claudio Correa, Luiz Carlos Barbosa e João Pereira.
Além de outros assuntos sugeridos na oportunidade, a reunião tratou a avaliação do III Congresso dos Comerciários, campanhas salariais dos filiados, avaliação sobre a escolha do novo Ministro do Trabalho (Brizola Neto), informes sobre a reunião do novo Ministro do Trabalho com as centrais sindicais, novas regras para criação de entidades sindicais (fim da Portaria 186/2008), campanha pela manutenção da Contribuição Sindical, candidaturas de dirigentes comerciários: prazo para desincompatibilização, informações jurídicas, novo jornal da Fetracos e posteriormente assuntos gerais.
Para Claudio Correa, integrante do Conselho Fiscal, a atuação da central em trabalho em conjunto foi fundamental para a representação política no mundo do trabalho a nível nacional, com a escolha do novo Ministro do Trabalho.
Foi muito positiva essa disputa política no Brasil e no Rio Grande do Sul, pois tem sido referência da política hoje adotada pelo trabalhismo. Foi fundamental o empenho e a dedicação de Clàudio Janta pra que conseguíssemos atingir o objetivo e fundamental, a vitória política – enfatiza.
Sobre as candidaturas de dirigentes comerciários, Correa conclama todos para a unificação de uma campanha consistente. "Precisamos construir e estruturar uma campanha sólida e encontrar formas de contribuir em cada cidade".
A regulamentação da profissão de comerciário e o processo de filiação na CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio) foram pontos levantados por Nilton Neco. "São coisas mais pontuais e que tem a ver com o nosso mundo do comércio".
A próxima reunião estadual da Federação será no dia 14 de junho na cidade de Guaíba.
A relevância dos assuntos em pauta justificou o comparecimento de todos os dirigentes da federação e das entidades filiadas.
Os dirigentes e filiados da federação foram convidados a participar da Plenária Estadual da Força Sindical, também no dia 15, às 15h, na sede da Força Sindical do RS, para tratar sobre o Imposto Sindical.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.