Presidente e diretores do Sindec participam da reunião Estadual da Fetracos

Os dirigentes e filiados da federação foram convidados a participar da Plenária Estadual da Força Sindical.

Nesta terça-feira, dia 15, a Fetracos realizou a reunião estadual da federação com os representantes das entidades filiadas. O encontro ocorreu às 9h30min, na sede da Força Sindical-RS. O presidente do Sindec e integrante da diretoria adjunta da Fetracos, Nilton Neco participou juntamente com os diretores Claudio Correa, Luiz Carlos Barbosa e João Pereira.

Além de outros assuntos sugeridos na oportunidade, a reunião tratou a avaliação do III Congresso dos Comerciários, campanhas salariais dos filiados, avaliação sobre a escolha do novo Ministro do Trabalho (Brizola Neto), informes sobre a reunião do novo Ministro do Trabalho com as centrais sindicais, novas regras para criação de entidades sindicais (fim da Portaria 186/2008), campanha pela manutenção da Contribuição Sindical, candidaturas de dirigentes comerciários: prazo para desincompatibilização, informações jurídicas, novo jornal da Fetracos e posteriormente assuntos gerais.

Para Claudio Correa, integrante do Conselho Fiscal, a atuação da central em trabalho em conjunto foi fundamental para a representação política no mundo do trabalho a nível nacional, com a escolha do novo Ministro do Trabalho.

• Foi muito positiva essa disputa política no Brasil e no Rio Grande do Sul, pois tem sido referência da política hoje adotada pelo trabalhismo. Foi fundamental o empenho e a dedicação de Clàudio Janta pra que conseguíssemos atingir o objetivo e fundamental, a vitória política – enfatiza.

Sobre as candidaturas de dirigentes comerciários, Correa conclama todos para a unificação de uma campanha consistente. “Precisamos construir e estruturar uma campanha sólida e encontrar formas de contribuir em cada cidade”.

A regulamentação da profissão de comerciário e o processo de filiação na CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio) foram pontos levantados por Nilton Neco. “São coisas mais pontuais e que tem a ver com o nosso mundo do comércio”.

A próxima reunião estadual da Federação será no dia 14 de junho na cidade de Guaíba.

A relevância dos assuntos em pauta justificou o comparecimento de todos os dirigentes da federação e das entidades filiadas.

Os dirigentes e filiados da federação foram convidados a participar da Plenária Estadual da Força Sindical, também no dia 15, às 15h, na sede da Força Sindical do RS, para tratar sobre o Imposto Sindical.

Texto: Ligiane Brondani