
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
Nesta terça-feira, dia 15, a Fetracos realizou a reunião estadual da federação com os representantes das entidades filiadas. O encontro ocorreu às 9h30min, na sede da Força Sindical-RS. O presidente do Sindec e integrante da diretoria adjunta da Fetracos, Nilton Neco participou juntamente com os diretores Claudio Correa, Luiz Carlos Barbosa e João Pereira.
Além de outros assuntos sugeridos na oportunidade, a reunião tratou a avaliação do III Congresso dos Comerciários, campanhas salariais dos filiados, avaliação sobre a escolha do novo Ministro do Trabalho (Brizola Neto), informes sobre a reunião do novo Ministro do Trabalho com as centrais sindicais, novas regras para criação de entidades sindicais (fim da Portaria 186/2008), campanha pela manutenção da Contribuição Sindical, candidaturas de dirigentes comerciários: prazo para desincompatibilização, informações jurídicas, novo jornal da Fetracos e posteriormente assuntos gerais.
Para Claudio Correa, integrante do Conselho Fiscal, a atuação da central em trabalho em conjunto foi fundamental para a representação política no mundo do trabalho a nível nacional, com a escolha do novo Ministro do Trabalho.
Sobre as candidaturas de dirigentes comerciários, Correa conclama todos para a unificação de uma campanha consistente. "Precisamos construir e estruturar uma campanha sólida e encontrar formas de contribuir em cada cidade".
A regulamentação da profissão de comerciário e o processo de filiação na CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio) foram pontos levantados por Nilton Neco. "São coisas mais pontuais e que tem a ver com o nosso mundo do comércio".
A próxima reunião estadual da Federação será no dia 14 de junho na cidade de Guaíba.
A relevância dos assuntos em pauta justificou o comparecimento de todos os dirigentes da federação e das entidades filiadas.
Os dirigentes e filiados da federação foram convidados a participar da Plenária Estadual da Força Sindical, também no dia 15, às 15h, na sede da Força Sindical do RS, para tratar sobre o Imposto Sindical.
Texto: Ligiane Brondani
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.