Presidente e diretores do Sindec participam da reunião Estadual da Fetracos
por Jousi Quevedo | Os dirigentes e filiados da federação foram convidados a participar da Plenária Estadual da Força Sindical.
Nesta terça-feira, dia 15, a Fetracos realizou a reunião estadual da federação com os representantes das entidades filiadas. O encontro ocorreu às 9h30min, na sede da Força Sindical-RS. O presidente do Sindec e integrante da diretoria adjunta da Fetracos, Nilton Neco participou juntamente com os diretores Claudio Correa, Luiz Carlos Barbosa e João Pereira.
Além de outros assuntos sugeridos na oportunidade, a reunião tratou a avaliação do III Congresso dos Comerciários, campanhas salariais dos filiados, avaliação sobre a escolha do novo Ministro do Trabalho (Brizola Neto), informes sobre a reunião do novo Ministro do Trabalho com as centrais sindicais, novas regras para criação de entidades sindicais (fim da Portaria 186/2008), campanha pela manutenção da Contribuição Sindical, candidaturas de dirigentes comerciários: prazo para desincompatibilização, informações jurídicas, novo jornal da Fetracos e posteriormente assuntos gerais.
Para Claudio Correa, integrante do Conselho Fiscal, a atuação da central em trabalho em conjunto foi fundamental para a representação política no mundo do trabalho a nível nacional, com a escolha do novo Ministro do Trabalho.
Foi muito positiva essa disputa política no Brasil e no Rio Grande do Sul, pois tem sido referência da política hoje adotada pelo trabalhismo. Foi fundamental o empenho e a dedicação de Clàudio Janta pra que conseguíssemos atingir o objetivo e fundamental, a vitória política – enfatiza.
Sobre as candidaturas de dirigentes comerciários, Correa conclama todos para a unificação de uma campanha consistente. "Precisamos construir e estruturar uma campanha sólida e encontrar formas de contribuir em cada cidade".
A regulamentação da profissão de comerciário e o processo de filiação na CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio) foram pontos levantados por Nilton Neco. "São coisas mais pontuais e que tem a ver com o nosso mundo do comércio".
A próxima reunião estadual da Federação será no dia 14 de junho na cidade de Guaíba.
A relevância dos assuntos em pauta justificou o comparecimento de todos os dirigentes da federação e das entidades filiadas.
Os dirigentes e filiados da federação foram convidados a participar da Plenária Estadual da Força Sindical, também no dia 15, às 15h, na sede da Força Sindical do RS, para tratar sobre o Imposto Sindical.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.