Precisamos de uma saída de emergência
Nilton Neco

.

Em novo decreto publicado na noite de terça-feira (19), a Prefeitura de Porto Alegre liberou o funcionamento de uma série de atividades, dentre elas, shoppings, galerias e centros comerciais, flexibilizando as medidas de combate à pandemia, ou seja, cedendo à pressão econômica em detrimento à saúde da população.

Sim, são vidas que estão em jogo e infelizmente ainda nos deparamos com um número expressivo de pessoas que não estão colaborando para o enfrentamento dessa nova e triste realidade. Desde o retorno gradativo das atividades, no dia 7 de maio, a Fiscalização do Sindec-POA vem constatando diversos estabelecimentos que não estão respeitando as exigências do decreto no que diz respeito à higienização e distanciamento dentro dos locais. Também flagramos empresas funcionando irregularmente, pois não se enquadravam nos quesitos para reabertura.

As notícias dão conta de que os casos de Covid-19 só aumentam no decorrer dos dias e com a liberação repentina das atividades, na semana em que diversos estudos apontam ser o pico da pandemia, a tendência é só piorar. O fato de que mesmo que os hospitais estejam mais bem preparados e com mais leitos para atender os infectados, não deveria se tornar algo banal. É desumano tratar esses casos como se fossem simplesmente números e desconsiderar que são vidas e famílias que correm o risco de perder um ente.

Medidas paliativas que só tratam de empurrar o problema pra logo mais adiante, não estão contribuindo em nada. O governo deveria estar concentrando seus esforços para gerar incentivo às pequenas e médias empresas, acabando com a burocracia e dando um gás para os grandes geradores de emprego no nosso município. Enquanto houver essa queda de braço que coloca a saúde e a economia em uma balança, não acharemos uma saída de emergência, que é o que precisamos nesse momento.

Nilton Neco- Presidente do Sindec-POA