Porto Alegre terá ponto facultativo em dias de jogos da Copa na cidade e de partidas da Seleção
por Ligiane Brondani | Liberação de servidores municipais ocorre a partir do meio-dia nessas datas; escolas terão liberdade para definir realização de aulas.
Sem feriados, mas com ponto facultativo em dias de jogos na Copa do Mundo em Porto Alegre. Já esperada, a decisão de não realizar feriados nas datas com partidas do Mundial na cidade foi anunciada na manhã desta quarta-feira pelo prefeito José Fortunati. A regra vale também para dias com jogos da Seleção Brasileira na competição.
O prefeito havia adiantado a tendência de não decretar feriado por entender que haveria prejuízo ao setor de serviços e ao comércio. A liberação de servidores municipais ocorrerá a partir do meio-dia. Já no caso das escolas municipais, cada estabelecimento irá definir se haverá aula ou não.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.