Porto Alegre é a única capital com aceleração da inflação semanal
Gabriella Oliveira

Aumento de 0,93% nos preços é o maior registrado pelo IPC-S em 2013.

Entre as sete capitais pesquisadas pelo Índice de Preços do Consumidor Semanal (IPC-S), Porto Alegre foi a única que teve aceleração nos preços durante a semana. No levantamento divulgado nesta sexta-feira pela Fundação Getulio Vargas, a Capital teve um aumento de 0,93% nos preços, a maior alta em 2013. O IPC-S registrou variação de 0,88%, o que aponta 0,13% abaixo da taxa divulgada na última apuração.

De acordo com o relatório, três das oito classes de despesas apresentaram altas na taxa de variação, com destaque para transportes (passou de 0,05% para 0,62%) e alimentação (de 1,66% para 1,97%). Os responsáveis por puxar a alta dos preços — e ficar acima da taxa de variação — foram os grupos despesas diversas (6,98%), educação, leitura e recreação (2,54%) e alimentação.

Transportes, vestuário (0,52%), seguido por saúde e cuidados pessoais (0,20%), aceleraram os preços, mas ainda se mantêm abaixo da taxa de variação. O grupo comunicação se manteve estável (0%), enquanto a habitação recuou na primeira semana de janeiro (-0,71%).

Fonte: Zero Hora

Voltar pro topo