Planteq em Porto Alegre recebe inscrições para curso; Também há vagas no Sine para capacitação gratuita
por Jousi Quevedo | O Sine Porto Alegre também oferece inscrições para mais 30 tipos de cursos profissionalizantes gratuitos nas áreas de comércio, serviços, indústria, construção civil, gastronomia, turismo e hospitalidade.
Pessoas com ou sem experiência estão com oportunidades para se qualificar profissionalmente. A Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego (SMTE) de Porto Alegre, através do Plano Territorial de Qualificação (Planteq), está disponibilizando 40 vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos para Pedreiro Carpinteiro, com execução através do SENAI.
Inscrições podem ser feitas das 8h às 17h no Sine de Porto Alegre (Av. Sepúlveda, s/nº - esquina Mauá). Os cursos são totalmente gratuitos com fornecimento de certificado, transporte e lanche.
O objetivo do curso é capacitar os alunos para executar fundações diretas, concretagens, estruturas de alvenaria, montar e desmontar formas e escoramentos para estruturas de concreto armado, com segurança, qualidade e economia, atendendo as qualidades pessoais envolvidas em sua qualificação, em consonância com as atuais exigências do mercado de trabalho.
Como pré-requisitos de acesso estão a faixa etária acima de 18 anos com escolaridade mínima da 4ª série do Ensino Fundamental concluída. O salário médio hora destas categorias variam de R$ 4,52 a R$ 4,55, totalizando mais de mil reais ao mês.
O Sine Porto Alegre também oferece inscrições para mais 30 tipos de cursos profissionalizantes gratuitos nas áreas de comércio, serviços, indústria, construção civil, gastronomia, turismo e hospitalidade.
Informações sobre os cursos pelo fone (51) 32891350 - Gerência de Qualificação para o Trabalho e Emprego.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.