Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.

Navegação principal do site

Pesquisa divulga estudo sobre inserção das mulheres no mercado de trabalho

por |
O estudo das mulheres foi elaborado pelo DIEESE, FEE, SEADE e FGTAS.

Hoje, 06 de março, foi divulgado em coletiva a imprensa o estudo das MULHERES elaborado pelo DIEESE, FEE, SEADE e FGTAS.

De maneira geral, as mulheres enfrentam grandes dificuldades no mercado de trabalho. A ausência de equidade entre os sexos na inserção ocupacional fica particularmente evidenciada, quando se observam a exposição ao desemprego, a qualidade das ocupações em que as mulheres estão inseridas e a remuneração percebida.

Este último indicador mostra uma situação generalizada de ganhos inferiores para a mão de obra feminina, qualquer que seja o recorte analítico que se faça — considerando os níveis de escolaridade ou qualificação profissional, o tipo de contrato de trabalho ou a forma de inserção na ocupação, a idade, etc. —, reiterando, no âmbito do trabalho, a posição de desvantagem em que as mulheres se encontram na sociedade.

Fonte: Fundação de Economia e Estatística

Notícias

Proteger os sindicatos é proteger o trabalhador

Ataques aos sindicatos são sempre inerentes à economia de mercado. É importante destacar que eles são mais intensos nos momentos de avanço do liberalismo e do neoliberalismo – pós-década de 1970 – impulsionados pela direita ou extrema direita, o que mostra a dimensão política desse movimento. Na história do Brasil, esse movimento se repetiu algumas vezes:

Carregando as notícias