Oficina de educação patrimonial qualifica funcionários para atuar na preservação da história do Sindec-POA
por Andréia Sarmanho |
No ano em que celebra 80 anos de história, o Sindec-POA compartilhou com os comerciários e a comunidade porto-alegrense importantes fatos desta trajetória, através de atividades de resgate histórico da sua atuação na Capital gaúcha. Na manhã desta quarta-feira, 5, foi a vez de inserir os funcionários, que participaram de uma oficina voltada ao aperfeiçoamento funcional da valorização institucional.
A Oficina de Educação Patrimonial foi ministrada pelo historiador Rafael Lopes de Moraes, reunindo colaboradores de todos os setores do Sindec-POA. Totalizando três horas de duração, a atividade abordou as técnicas de construção e preservação da memória através da documentação oriunda do exercício diário da instituição e da atuação de seus membros, bem como de todos os comerciários integrados na luta sindical cotidiana, valorizando seus esforços no contexto da defesa dos trabalhadores do comércio e sua inserção na história política, social e cultural do Brasil.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.