Número de famílias com dívida cai 13,3% em abril, aponta Fecomércio-RS
por Gabriella Oliveira |
A parcela de famílias que se declara muito endividada voltou a cair de 15,3% em março, para 13,3% em abril. Já a parcela da renda comprometida com dívidas teve elevação de 26,4% em março para 34,7% em abril. Os principais tipos de dívida atualmente são: cartão de crédito (76,7%), carnês (29,5%) e crédito pessoal (19,2%).
As informações fazem parte da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Gaúchos (Peic-RS), que está sendo divulgada nesta terça-feira (23) pela Fecomércio-RS. O percentual de famílias endividadas também apresentou queda na divulgação de abril (48,1%), em comparação com o verificado no mesmo período do ano passado (63,4%). A redução do endividamento ocorreu para as duas faixas de renda analisadas.
Nossa pesquisa confirma um cenário saudável do endividamento. Esse panorama é favorecido pela moderação na expansão do crédito em 2012, pelas taxas de juros mais baixas até o presente momento e, principalmente, pela manutenção do bom desempenho do mercado de trabalho na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA)", explica o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, através de nota da assessoria de imprensa.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.