Nota sobre a ampliação do horário do comércio na pandemia
Nilton Neco

.

Às vésperas de uma das datas mais significativas para o crescimento das vendas, hoje o setor do comércio comemora a ampliação do horário de funcionamento, permitido por Decreto publicado pela Prefeitura, podendo funcionar das 6h às 23h. O novo horário é válido tanto para o comércio de rua, como para shoppings e centros comerciais.

Acreditamos que a medida é benéfica no que diz respeito a manutenção das empresas e a preservação dos empregos, proporcionando uma recuperação necessária frente à crise provocada pela pandemia. Contudo, não podemos esquecer que há poucas semanas o setor estava ameaçado com restrições no funcionamento devido o risco de contaminação do coronavírus que, vale ressaltar, ainda continua alto, não só em Porto Alegre, como na maioria das cidades gaúchas.

É fundamental que os protocolos de saúde e segurança continuem sendo respeitados pelas empresas e também pelos consumidores. Devemos lembrar que o vírus ainda continua circulando e que, embora haja a flexibilização das atividades econômicas, hospitais e UTIs ainda continuam atingindo sua capacidade máxima de lotação.

Ademais, reiteramos que, mesmo com a extensão do horário de funcionamento, a jornada diária de trabalho dos comerciários não pode ultrapassar 8h. Em caso de hora extra, essas não podem exceder 2h. O Sindicato segue atento a essas demandas trabalhistas, como também às relacionadas à saúde do trabalhador, atuando em conjunto com os setores de Fiscalização e Segurança e Medicina do Trabalho.

O Sindec-POA ainda alerta para o papel da Prefeitura que deve garantir também a ampliação do horário e da frota do transporte coletivo para atender aos trabalhadores ao final do expediente, a fim de que cheguem em segurança aos seus lares.

É essencial a colaboração de todos para que possamos superar a pandemia. Respeite o distanciamento, use máscara, higienize as mãos. Cuide de você, da sua família e dos seus colegas de trabalho.

Nilton Neco,

Presidente do Sindec-POA