Neco se reúne com dirigentes da UNIONS NSW em Sidney, Austrália
por Gabriella Oliveira | O Presidente está representando a Força Sindical juntamente com uma delegação.
Essa semana, o secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Souza Neco, e o 1º secretário da central, Sergio Luiz Leite, o Serginho, participaram uma reunião bilateral setorial com o Secretário-geral da UNIONS NSW de Sidney, Austrália, e o companheiro Mark Lennon.
Durante o intercâmbio, os dirigentes falaram da estrutura sindical e situação dos trabalhadores no Estado de New South Wales (NSW) e no Brasil.
O companheiro Mark Lennon falou sobre a importância da visita da delegação da Força Sindical ao estado de New South Wales, e manifestou preocupação com as propostas do governo do estado australiano e dos empresários para reduzir direitos trabalhistas e sociais, destacando alguns temas da pauta como salário mínimo, educação, e impostos.
Nilton Neco agradeceu acolhida dos companheiros da central sindical australiana ACTU no Estado de NSW e falou sobre a estrutura sindical brasileira, em particular da Força Sindical, destacando a unidade de ação sindical das centrais e setores afiliados para manter e ampliar as conquistas dos trabalhadores mesmo em tempos de crise internacional. Neco concluiu o discurso convidando os companheiros da ACTU para visitar o Brasil, para conhecer de perto a estrutura e as ações sindicais da Força Sindical.
O companheiro Serginho falou sobre a conjuntura política e econômica atual do Brasil, destacando a importância do último processo eleitoral para o fortalecimento da democracia e a unidade dos trabalhadores. Para Serginho, que também é presidente da Fequimfar, a pluralidade e a maturidade do movimento sindical fortalece a luta dos trabalhadores para manter a pauta trabalhista e avançar nas conquistas no País, bem como a solidariedade internacional.
A UNIONS NSW é uma entidade sindical estadual da central australiana ACTU. Ela representa mais de 600 mil trabalhadores e trabalhadoras distribuídos em várias categorias no Estado de SNW (Sidney), entre eles comércio, químico e construção civil.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.