Neco participa de reunião do Brics Sindical Brasileiro
por Gabriella Oliveira | Encontro aconteceu na sede da Força Sindical em São Paulo.
O BRICS Sindical Brasil – formado por representantes das centrais sindicais brasileiras, Força Sindical, CUT, UGT, CTB e NCST – realizou uma reunião nesta quarta-feira (16), na sede da Força Sindical em São Paulo.
Durante o encontro, os sindicalistas debateram entre outros assuntos, a importância do fortalecimento, da participação e da atuação sindical na agenda da cúpula do BRICS, e do BRICS Sindical.
Nilton Souza da Silva, o Neco, secretário de Relações Sindicais da Central, disse que os dirigentes sindicais decidiram de forma consensual a elaboração de um regimento interno com regras gerais mínimas sobre a participação das entidades sindicais brasileiras no BRICS Sindical. "Aprovamos a participação das centrais sindicais na próxima reunião dos ministros do trabalho que acontecera na cidade de UFA, Russia em janeiro de 2016".
Neco ressaltou ainda que além da organização e gestões junto aos Governos do Brasil e da Índia para garantir a realização e sucesso do BRICS Sindical na próxima cúpula dos BRICS que acontecera na Índia, em julho de 2016. "O fortalecimento do BRICS será fundamental na defesa dos direitos e um modelo mais justo", disse.
Atualmente o BRICS Sindical é presidido pelos companheiros da Federação dos Sindicatos Independentes da Rússia, e a coordenação pelo Brasil é exercida pela Força Sindical. A direção do BRICS Sindical é formada 01 presidente, e 05 coordenadores (01 por pais). No Brasil a coordenação é definida por rodízio entre as centrais participantes e reconhecidas pelo governo.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.